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Transações online: 8 dicas para garantir uma experiência segura e agradável ao cliente
Por Zendesk
Última atualização em 2 Abril 2023
O e-commerce é um segmento que cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Em 2022, ele faturou R$2,7 bilhões, o que representa 10,9 milhões de transações no ano. Além disso, o ticket médio também aumentou para R$247 e a maior parte das compras (76,2%) realizadas foram feitas via mobile.
O comércio online permite que as empresas economizem recursos e aumentem suas vendas e oferece aos clientes soluções ágeis, seguras e cômodas para fazer compras. Na internet, o consumidor sempre encontra lojas abertas, evita trânsito e filas e aumenta as suas possibilidades de compras.
Mas não é qualquer negócio online que oferece todos esses benefícios. Para garantir que as transações online da sua marca sejam seguras e ofereçam a melhor experiência ao usuário é preciso ficar atento às dicas que daremos abaixo.
Qual é a importância de garantir a segurança de dados nas transações online?
A preocupação com a experiência digital do usuário é fundamental para qualquer negócio e a base disso é a segurança dos dados nas transações online.
Com o crescimento do e-commerce, aumentam também as tentativas de golpes e ataques hackers aos negócios virtuais e aos dados dos consumidores.
Um dos bens mais importantes que a sua empresa tem é a confiança e fidelidade dos seus clientes, por isso é fundamental estar atento à segurança dos dados na internet que foram confiados à sua empresa.
Para isso, a sua marca deve investir em cuidados com o intuito de aumentar a segurança das transações online, ao mesmo tempo em que se dedica a melhorar a experiência do cliente.
Leia também: Gerenciamento de dados de clientes: 8 caminhos dourados
8 dicas para criar melhores transações online para os clientes
As principais preocupações que a sua empresa deve ter ao criar um e-commerce e planejar as transações online dos clientes são:
- segurança de dados dos usuários;
- experiência digital do usuário;
- atendimento ao usuário online.
Para garantir que as suas transações online estejam respeitando essas preocupações é necessário seguir as seguintes dicas.
1. Use servidores de qualidade para o site
Os consumidores buscam sites seguros e que proporcionem uma experiência ágil e eficaz.
Para isso acontecer, é preciso que a sua empresa invista em servidores de qualidade, que permitam:
- identificar eventuais tentativas de invasão;
- ter flexibilidade para personalizar a página do seu negócio;
- acessar vários consumidores ao mesmo tempo e sem falhas;
- carregar rápido as informações.
Um site bem-estruturado e potente atende às expectativas dos consumidores, trazendo mais confiança ao seu negócio.
2. Invista em métodos de pagamento seguros e confiáveis
Os clientes fornecem muitos dados sensíveis para uma empresa durante a compra, como dados bancários e de cartões de crédito. Por isso, é fundamental que o seu negócio invista em métodos de pagamento reconhecidamente seguros para evitar fraudes, cartões clonados e dados acessados por criminosos.
Uma possibilidade é utilizar uma plataforma de pagamento para e-commerce. Isso permite que você terceirize a responsabilidade de garantia da segurança de dados na internet para uma empresa de confiança no mercado e especializada apenas nisso.
Usar um serviço que tenha certificados de segurança e experiência no mercado aumenta ainda mais a confiança no seu site e, consequentemente, na sua marca.
Além disso, ao investir em uma intermediação para o pagamento das compras é possível oferecer novos meios de pagamento aos consumidores, incluindo boleto, cartão de débito, crédito, Pix etc. Isso aumenta a satisfação dos clientes, que buscam diversidade na hora de pagar suas compras.
3. Cuide dos dados dos clientes
Os clientes confiam à empresa os dados de RG, CPF, cartão de crédito e endereço. São dados sensíveis e particulares que precisam ser tratados da maneira mais segura possível.
Entre as principais recomendações de segurança que o seu site deve garantir nas transações online estão:
- utilizar mecanismos de segurança para proteger informações, como a criptografia. Por meio dela, a tecnologia embaralha as informações dos usuários e torna praticamente impossível um ataque;
- investir na aquisição de selos de segurança, como o certificado SSL (secure sockets layers), um sistema de criptografia potente;
- criar políticas de privacidade que devem ser de fácil leitura e transparentes;
- adicionar uma seção no site com as principais dúvidas dos clientes.
4. Invista em usabilidade e responsividade do site
Os clientes buscam cada vez mais sites simples, intuitivos e que sejam rápidos. Uma pesquisa mostrou que 53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar.
Já o Relatório de Tendências da experiência do cliente para 2021 Zendesk mostrou que 65% dos clientes querem comprar de empresas que oferecem transações online rápidas e fáceis.
Para colocar isso em prática, é preciso investir em UI design, UX design e no mapeamento da jornada do cliente.
Ao investir em UI design (interface do usuário), a sua empresa garante que o desenho do site e a maneira como o usuário interage com ele são as melhores possíveis. Aqui, o seu negócio investe em um site com leitura clara e agradável, fontes de tamanho adequado e caminhos intuitivos.
Já ao pensar na experiência do usuário (UX design) a sua empresa deve criar uma experiência de navegação simples, objetiva e que atenda as principais necessidades dos clientes.
O objetivo de tudo isso é simplificar a jornada do cliente ao máximo. Quanto menos tempo e esforço ele precisar para realizar uma compra, melhor.
5. Simplifique a jornada do cliente e ofereça atendimento de qualidade
Simplificar a jornada do consumidor significa criar caminhos rápidos e intuitivos no seu site, disponibilizar botões de compra acessíveis, visualização do carrinho e fácil pagamento.
Além disso, uma jornada do cliente só pode ser de fato simplificada e otimizada se a sua empresa conseguir oferecer um atendimento de qualidade.
Invista nos canais em que seu cliente está presente: redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas, etc. Além disso, disponha de atendimento no site com chat e central de ajuda.
Se o cliente deseja uma transação rápida, ele também espera que o atendimento esteja à altura. Para não fazer ele perder tempo e oferecer um atendimento 24 horas por dia, é possível investir em tecnologias de autoatendimento, como os chatbots.
Tudo isso proporciona uma experiência de compra online realmente segura e que atende às principais necessidades do cliente.
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6. Obtenha selos de segurança
Os selos de segurança demonstram que o site está protegido com vários métodos de blindagens. Para adquirir um selo de segurança, basta contratar empresas especializadas em instalar certificados.
Durante esse processo, elas realizam testes no servidor, verificando a sua vulnerabilidade e solucionando possíveis problemas de segurança que surgirem.
Quanto mais selos um e-commerce apresentar, maior será a confiança do cliente em comprar naquele site.
7. Use ferramentas com machine learning
Machine learning significa aprendizado da máquina. Ou seja, os sistemas utilizam algoritmos que evoluem à medida que coletam, analisam e interpretam dados recebidos.
Muitas ferramentas no mercado foram criadas com inteligência artificial e machine learning para identificar fraudes e combatê-las em tempo real. Ou seja, são verdadeiros sistemas antifraudes orientados pela inteligência artificial.
Isso é excelente, afinal, o mercado é dinâmico e o comportamento do cliente sofre mudanças regularmente.
8. Não se esqueça da fraude de estorno
Outro modo de garantir maior segurança do site é prevenir os golpes utilizados por meio do estorno de compras realizadas. Eles aumentam os gastos da empresa. O cliente tem direito por lei de estornar uma compra feita, mas o problema é que muitos estornos são fraudulentos e precisam ser combatidos.
Como fazer isso? Contar com sistemas completos e modernos de verificação de informações e identificação de pedidos incomuns, como uma grande quantidade de um produto ou valor muito alto de compras.
Melhore a experiência do seu cliente!
Para promover uma verdadeira experiência do cliente é preciso estruturar todos os processos internos da empresa. O ideal é adquirir sistemas que integrem outras ferramentas e forneçam dados e relatórios em só um local.
Além de aumentar a segurança do site, ele armazena e analisa dados dos clientes, gerando insights preciosos para otimizar o processo de vendas e elevar o faturamento corporativo. Outro ponto positivo é reunir todos os canais de contato em um só lugar, melhorando o atendimento ao cliente.
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