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Transformação digital: revolucione a rotina com a AI da Zendesk
Por Zendesk
Última atualização em 24 novembro 2023
Se, há alguns (poucos) anos, a ideia de transformação digital se assemelhava a uma zona cinza de possibilidades, atualmente, o conceito já se tornou parte da rotina das empresas.
O desafio, agora, é encontrar meios de incorporar a tecnologia ao dia a dia de forma efetiva, explorando todas as potencialidades de recursos plurais como a inteligência artificial.
Uma breve pesquisa pela rede mundial de computadores nos mostra que a aposta para os próximos meses é a popularização da IA Generativa: o recurso é capaz de automatizar scripts, gerenciar bots e compreender nuances de tom de voz de forma efetiva. Soa como algo revolucionário, de fato, não é mesmo?
A verdade é que a transformação digital traz muito mais.
Neste artigo, vamos refletir sobre os rumos do atendimento ao cliente neste cenário e conversar sobre caminhos práticos para incorporar as melhores ferramentas de IA na sua rotina.
Transformação digital: o que esperar para os próximos anos?
Sem mais delongas, o que podemos esperar para os próximos anos em termos de transformação digital é a adoção massiva de tecnologia nos processos rotineiros das empresas.
Não implementar soluções como inteligência artificial significa perder relevância no mercado, abrir mão de uma experiência do colaborador satisfatória e, consequentemente, entregar menos para o cliente.
Prova do que estamos falando são as projeções de crescimento do setor. Para 2027, a expectativa é de que o mercado de IA chegue à casa dos US$407 bilhões.
Na prática, a transformação digital se desdobra em múltiplas frentes — e todas elas geram impacto direto na rotina das empresas.
Da IA generativa, que mencionamos na introdução deste artigo, à convergência entre o real e o digital (o chamado “figital”), que potencializa ainda mais a relevância de uma estratégia omnichannel nas organizações, é preciso rever conceitos e começar a enxergar os processos organizacionais com as lentes do futuro.
Quer mais um motivo para começar a se movimentar? Seus clientes já estão fazendo isso.
De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente, a evolução da IA já é um tema amplamente discutido pelos consumidores.
Para você ter uma ideia, 41% acreditam que os agentes sintéticos mudarão a forma como comprarão de marcas no futuro. Aliás, para 75% dos clientes, a IA deve ser capaz de fornecer o mesmo nível de serviço que os agentes humanos, e 73 % creem que o recurso melhora a qualidade do atendimento ao cliente.
Entende como a transformação digital — com foco em IA — já é uma pauta recorrente?
Inteligência artificial para atendimento ao cliente: oportunidades de ouro
Sua empresa já está melhorando a experiência do cliente com IA? Provavelmente sim, ainda que você não tenha tomado as rédeas sobre todas as possibilidades que envolvem o tema.
O uso de chatbots, por exemplo, é um dos caminhos para implementar a tecnologia. Além de desafogar o fluxo de trabalho dos agentes, os atendentes virtuais viabilizam o tão sonhado suporte 24/7, e possibilitam o acolhimento de tickets a qualquer hora.
É preciso, porém, ir além da programação básica dos robôs. Como mencionamos acima, seus clientes esperam que as experiências com os bots sejam tão próximas das humanas quanto possível.
Para tanto, contar com soluções de IA generativa modernas, capazes de diferenciar e aplicar tons de voz, formular scripts personalizados e acolher demandas de forma natural é essencial.
Outra possibilidade de uso da inteligência artificial para atendimento ao cliente está voltada à gestão de informações. Sabemos o quão imediatistas são os clientes — e como esperam obter retornos ágeis e corretos de seus agentes. Nesse sentido, contar com o apoio da IA como assistente pessoal pode fazer a diferença.
Com o recurso, os agentes acionam a IA para levantar, organizar e apresentar dados estratégicos sobre a jornada de um cliente específico em tempo recorde. Assim, conseguem se inteirar sobre o percurso, os obstáculos e as demandas do consumidor, oferecendo respostas adequadas à necessidade.
O que esperar da inteligência artificial no atendimento ao cliente? Resultados
Além da agilidade na obtenção de informações e da disponibilidade do recurso, a transformação digital viabilizada pela IA traz, ainda, outros benefícios à rotina de atendimento:
- escalabilidade no atendimento ao cliente;
- suporte omnichannel;
- redução do tempo de resposta;
- otimização da experiência do cliente.
Soluções de IA da Zendesk: revolucione seu atendimento
A IA da Zendesk é um conjunto de soluções inteligentes para empresas,desenvolvida a partir de bilhões de interações reais entre atendimento e cliente.
Ao incorporar o Zendesk IA à rotina, sua organização terá acesso a uma série de facilidades, tais como:
- centralização do atendimento: todas as interações com os clientes ficam em uma única plataforma, facilitando o gerenciamento e rastreamento de todas as consultas e solicitações;
- análise de sentimento: usa tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para avaliar o sentimento ou a emoção por trás das interações dos clientes;
- estratégia omnichannel: a Zendesk IA integra diversos canais de atendimento, como e-mail, chat, telefone e mídias sociais, para que os clientes usem o canal de sua preferência;
- respostas rápidas: a solução de chatbot da Zendesk com inteligência artificial ajuda a fornecer respostas em tempo real, melhorando a satisfação do cliente com soluções rápidas e imediatas.
Quais os benefícios da IA da Zendesk?
Os principais benefícios da IA da Zendesk são:
- Ferramentas de IA Generativa sensíveis: as ferramentas de IA sugerem respostas e detectam a intenção do cliente, capacitando os agentes a oferecer um serviço mais personalizado.
- Bots eficientes: os bots da Zendesk resolvem solicitações ou encontram o agente certo por conta própria — e nenhum esforço manual é necessário.
- Alta personalização: permite a otimização das operações com rótulos de intenção personalizados e insights liderados por IA, antecipando as demandas do cliente e oferecendo a resposta buscada.
- Múltiplas camadas de proteção de dados: a Zendesk AI é regida pelos mesmos padrões que se aplicam a todos os produtos Zendesk, afinal, é essencial proteger os dados dos clientes.
- Melhor experiência para o agente: com uma base de informações completa e atualizada, IA como suporte para a resolução de tickets e recomendações automáticas de artigos personalizados para compartilhar com os clientes no momento exato de cada conversa.
Quer conhecer todas as funcionalidades do pacote de IA da Zendesk? Preencha o formulário e faça um teste gratuito!