O que você sabe sobre transformação digital nas empresas? Quando lê ou ouve esse termo imagina o uso de vários computadores e softwares para diferentes tarefas? Digamos que seja mais ou menos isso.
Transformação digital nas empresas consiste no uso da tecnologia como o centro das operações de um negócio.
Por exemplo, ao invés de contar apenas com a central telefônica para atender aos seus clientes, a sua empresa também passa a utilizar um sistema de chat, otimizando assim essa tarefa e aprimorando o relacionamento com os seus consumidores.
O propósito por trás dessa estratégia é obter mais e melhores resultados, aumentar a produtividade e, consequentemente, entregar mais valor aos clientes.
Para que a sua empresa passe a atuar dessa forma, é preciso reestruturar os seus processos e utilizar soluções tecnológicas em todos que for possível.
Obviamente, isso gera impacto na cultura organizacional, bem como causa mudanças estruturais. Porém, é importante destacar que a transformação digital das empresas já é uma realidade e, por isso, não pode ser negligenciada.
Empresas que não aderirem a esse processo correm um sério risco de perder o seu poder de competitividade e, por consequência, o seu público.
Dados apontam que, em 2019, 81% das empresas brasileiras já haviam iniciado a sua transformação digital.
Mas por que o uso mais acentuado de soluções tecnológicas se tornou tão importante? Quais as vantagens para as empresas e para os seus clientes? Como iniciar essa transformação?
Neste artigo você vai conferir:
O que é transformação digital
Tendências de transformação digital nas empresas
Por que a sua empresa deve investir em transformação digital
Quais os maiores desafios da transformação digital nas empresas
Qual o caminho para promover essa mudança
O que é transformação digital?
Nuvem, mobile, redes sociais, Big Data e outros. Os avanços tecnológicos estão mudando o mundo, revolucionando a maneira como aprendemos e até como nos relacionamos.
Os canais de comunicação estão cada vez mais simples de acessar e de usar, facilitando a participação de um número enorme de pessoas que exigem informações a toda hora e em todo lugar.
Tudo isso faz parte da transformação digital e as empresas estão no centro dessa mudança. Entre os motivos, está o fato que o processo de compra a relação cliente empresa também sofreram consideráveis modificações.
Todos os processos de relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas, e até mesmo os setores de menor visibilidade, precisam evoluir para poder aumentar a eficiência e o foco no cliente.
De acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria do Brasil, a transformação digital nas empresas pode gerar uma redução de 10% a 40% no custo de manutenção e de 10% a 20% no consumo de energia.
Além disso, o trabalho das equipes pode ficar até 25% mais eficiente, ou seja, impacta diretamente na produtividade dos seus times.
A fim de trilhar esse caminho e promover a transformação digital nas empresas, as organizações mais tradicionais estão revendo e adaptando todos os seus processos a essa nova realidade, partindo de diferentes perspectivas e agilizando o trabalho com foco no cliente omnichannel.
Tendências de transformação digital nas empresas
Dentro desse novo cenário, diversas soluções tecnológicas podem ser utilizadas nos mais variados segmentos.
De acordo com um estudo voltado para essa área, as principais tendências de transformação digital nas empresas para este ano são:
Computação em nuvem (57%)
Internet das Coisas, IoT (49%)
Aplicação da Inteligência Artificial (48%)
Uso de assistentes virtuais (41%)
Experiências imersivas (37%)
Big Data (30%)
Chatbot (23%)
Para servir de exemplo, podemos citar o uso da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas de chat. Um dos objetivos com essa abordagem é agilizar e melhorar o atendimento ao cliente.
Além de reduzir o tempo de resposta ao consumidor, chatbots que utilizam IA ajuda a coletar importantes dados que podem ser usados para aprimorar ainda mais essa experiência.
Somado a isso, reduzir custos, contribui para atender um número muito maior de clientes ao mesmo tempo e fortalece a imagem da sua marca.
Entenda tudo sobre essa tendência lendo este artigo “Chat com inteligência artificial: por que esta tecnologia é importante no atendimento ao cliente?
Por que a sua empresa deve investir em transformação digital?
São inúmeros os motivos que justificam a transformação digital nas empresas. Podemos começar dizendo que os consumidores também estão cada dia mais digitais — uma prova disso foi o levantamento que constatou que 67% da jornada de compra acontece digitalmente.
Isso realmente é um fato. Basta lembrar que tudo pode ser pesquisado pela internet: melhores produtos, menores preços, fazer comparação entre empresas etc.
Além disso, apenas alguns anos atrás, era preciso ir até uma loja física para comprar um produto. Hoje, direto dos seus smartphones, as pessoas compram tudo o que precisam, sem precisarem sair de casa (às vezes nem do sofá!).
Estendendo um pouco mais essa linha de raciocínio, se um cliente compra pela internet, logo vai querer esclarecer as suas dúvidas da mesma forma. Aqui, podemos citar, mais uma vez, o chatbot para site como uma solução digital.
Por sua vez, a exigência dos consumidores por processos mais ágeis, resulta também na necessidade de as marcas prestarem atendimentos mais rápidos e eficientes.
Quanto a isso, podemos citar como parte da transformação digital nas empresas o uso de diferentes canais de atendimento, tais como autoatendimento, chatbots, aplicativos de mensagem como o WhatsApp Business, entre outros.
Leia também “Canais de atendimento: 6 opções para implementar na sua empresa e atender as demandas dos seus clientes”
Ou seja, a transformação digital nas empresas é uma maneira de, também, atender as necessidades dos consumidores atuais.
Um estudo apontou que 74% das empresas que implementaram a transformação digital perceberam melhorias nas experiências dos seus clientes. O resultado da estratégia foi um aumento de 40% no nível de satisfação e de 38% nas taxas de retenção.
Além disso, não podemos deixar de reforçar que a transformação digital nas empresas gera processos mais eficientes.
O mesmo estudo citado anteriormente também mostrou que houve um aumento na produtividade dos colaboradores (39%), bem como o aumento da eficiência operacional (38%).
No que diz respeito à receita, as empresas perceberam um crescimento de 37% gerado por novos negócios. Houve também uma elevação no seu poder competitivo (69%) e na capacidade de alcançar os clientes (76%).
Quais os maiores desafios da transformação digital nas empresas?
No entanto, como o processo de transformação digital nas empresas implica em ajustes na cultura organizacional e na parte estrutural, podem haver alguns obstáculos na sua implementação.
De modo geral, os mais comuns são referentes à:
Estrutura corporativa
Falta de planejamento
Resistência a mudanças
Sistemas engessados
Estrutura corporativa
Um dos maiores obstáculos para que a transformação digital nas empresas aconteça de forma mais rápida está relacionado à cultura corporativa, à complexidade organizacional e à falta de processos que viabilizem a participação, a colaboração dos funcionários e a inovação.
Em uma pesquisa realizada no Brasil pela consultoria Bizagi, 68% dos entrevistados afirmaram que o trabalho de transformação é atrapalhado pela complexidade dos processos internos da organização.
Falta de planejamento
Muitas empresas se esquecem de mapear a complexidade dos sistemas e processos de negócios e fazer um planejamento estratégico antes de iniciar a transformação digital.
Assim, acabam enfrentando dificuldades para detectar quais são as ações mais relevantes para o momento em que estão.
Além disso, sem um bom planejamento, é mais difícil ter uma visão mais ampla do negócio e integrar os diferentes departamentos com dados centralizados.
Resistência a mudanças
A falta de disposição dos funcionários e a resistência a mudanças é outro grande limitador do processo de transformação digital nas empresas. Afinal de contas, a tecnologia é importante, mas o fator essencial para o sucesso de qualquer processo dentro da empresa são os funcionários.
Sistemas engessados
Outro ponto que atrapalha o processo de transformação digital nas empresas é o uso de sistemas antigos e lentos.
Por exemplo, na pesquisa da consultoria Bizagi, 28% dos entrevistados afirmaram que os seus sistemas de atendimento ao cliente são ágeis, e apenas 21% disseram contar com softwares operacionais rápidos.
Com esses sistemas antigos, fica mais difícil aproveitar todos os benefícios que as novas tecnologias podem oferecer.
Qual o caminho para a transformação digital nas empresas?
Todos esses problemas que acabamos de apresentar no processo de transformação digital nas empresas podem ser superados com a ajuda da tecnologia.
Esse apoio ajuda a reduzir a complexidade dos sistemas empresariais e a criar uma cultura de aprendizagem rápida e agilidade operacional.
Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, tais como:
Entender (verdadeiramente) o que se trata a transformação digital nas empresas
Tornar essa transformação parte do seu planejamento estratégico
Investir em infraestrutura
Trabalhar as lideranças e os colaboradores
Entender (verdadeiramente) o que se trata a transformação digital nas empresas
É comum alguns negócios promoverem a transformação digital nos seus processos simplesmente por que outros do mesmo segmento estão fazendo.
Não entender o real propósito dessa estratégia — que consiste em mudanças internas com o uso da tecnologia para alcançar resultados melhores para a empresa e para os clientes — pode não trazer os resultados esperados.
Uma forma de entender o que é transformação digital nas empresas é compreendendo o que não é transformação digital.
Ou seja, essa abordagem não se resume melhorar métodos, processos e abordagens já existentes, tais como reformular o seu site, contratar novas ferramentas e softwares, aprimorar os seus sistemas de TI, ou explorar mais o marketing digital.
Esse processo consiste em utilizar novas tecnologias para trazer inovação ao seu negócio. Consequentemente, isso eleva a satisfação dos clientes, gera mais e melhores resultados, impactando positivamente no faturamento e no seu poder competitivo.
Tornar essa transformação parte do seu planejamento estratégico
Como a transformação digital nas empresas impacta em diversas mudanças internas, é preciso que essa faça parte do seu planejamento estratégico.
Isso quer dizer que é bem importante ir além de somente se “atualizar” com as soluções tecnológicas que estão sendo utilizadas no seu ramo de atuação.
É preciso que essas modificações tenham objetivos claros e bem definidos, por exemplo, aumentar a produtividade do time, estreitar o relacionamento com o cliente, entre muitas outras opções.
Investir em infraestrutura
Obviamente, será preciso investir em infraestrutura adequada para absorver todos os aspectos da transformação digital nas empresas.
Negócios que não têm esse foco mais tecnológico podem recorrer a consultorias especializadas, a fim de identificarem tudo o que precisam para promover essas mudanças de maneira segura, precisa e eficiente.
Trabalhar as lideranças e os colaboradores
Lembra que mencionamos que a resistência a mudanças é um dos desafios da transformação digital nas empresas?
Pois bem, uma forma de minimizar esse impacto é começar modificando a mentalidade das lideranças.
Tudo o que mexe na rotina causa medo e insegurança, concorda?. Por isso, iniciar esse processo incluindo os gestores e líderes é uma maneira de deixar todos os objetivos e propósitos mais claros, destacando quanto toda essa transformação digital também é benéfica a eles.
Feito isso, fica mais fácil que os demais colaboradores também entendam o processo de inovação pelo qual a empresa irá passar.
Além disso, é importante procurar os talentos ideais, formar uma equipe de pessoas originais e dar autonomia a esses profissionais, oferecendo um ambiente que contribua para a tomada de decisões rápidas e embasadas.
Para isso, é essencial facilitar a comunicação tanto com os clientes quanto dentro da empresa, ou seja, entre as equipes, promovendo uma abordagem diferente da cadeia de comando.
O que queremos dizer é que os líderes não devem apenas dar ordens, mas sim orientar e entender que os seus funcionários também são seus clientes e, por isso, devem estar também no foco dessa transformação.
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