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Artigo 5 min read

Transformação digital no relacionamento com o cliente: como aplicá-la?

Por Zendesk

Última atualização em 14 julho 2023

A transformação digital no relacionamento com o cliente vem se mostrando cada vez mais fundamental. Ela traz consigo uma série de benefícios que impactam positivamente a experiência do consumidor, encurtam distâncias, facilitam a comunicação e reduzem custos.

Só para ter uma ideia, de acordo com um relatório da Netomi, 77% dos consumidores acham que um bom atendimento ao cliente é vital para conquistar fidelidade à marca e gerar negócios.

Nesse sentido, a transformação digital proporciona a oportunidade de personalizar o atendimento de forma mais eficiente, com baixo custo, o que torna praticamente inviável para um grande negócio ignorar essa tendência.

É por isso que, neste artigo, você vai entender melhor o que é transformação digital e qual sua importância para o relacionamento com o cliente. 

Pronto para descobrir isso e muito mais? Então, faça uma ótima leitura! 

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de integração de tecnologias digitais em uma empresa, nas diversas áreas que a compõem, como nos processos diários, nas estratégias, na cultura organizacional e na comunicação. 

Basicamente, trata-se do uso da tecnologia pelas empresas, já que serve para gerar inovação, melhorar a eficiência e garantir uma boa experiência aos clientes, funcionários e parceiros. 

Dentre as principais tecnologias que permitem o processo de transformação digital, estão:  computação em nuvem, big data, inteligência artificial, internet das coisas, automação de processos e análise de dados.

Isso é essencial para os negócios que querem se manter competitivos no mercado, uma vez que as tecnologias disponíveis são de qualidade e, ao mesmo tempo, propiciam diminuição de custos, praticidade e aumento da produtividade geral, além de facilitar a tomada de decisões do dia a dia. 

A propósito, o impacto da transformação digital no relacionamento com o cliente é um bom exemplo de como essa revolução tecnológica pode influenciar na boa experiência dos consumidores. 

Com isso em mente, fica mais fácil entender qual a importância da transformação digital para o relacionamento com o cliente, não é mesmo? Vamos nos aprofundar sobre isso a seguir. 

Qual a importância da transformação digital para o relacionamento com o cliente? 

A experiência do cliente na era digital é diferente do que era no modo tradicional. Isso porque, sem a tecnologia atual, não era possível segmentar e personalizar o atendimento de acordo com o perfil de cada consumidor, de modo rápido e prático.

Antes, a personalização dependia exclusivamente do vendedor conhecer o cliente, seus gostos e preferências. Agora, a tecnologia fornece informações valiosas sobre os usuários das plataformas digitais antes mesmo de decidirem comprar ou não um produto.

Além disso, é possível oferecer um atendimento de qualidade para um número muito maior de clientes de modo simultâneo, sem depender da disponibilidade dos funcionários. 

Quer saber quais os principais impactos da transformação digital no relacionamento com o cliente? É sobre isso que falaremos a seguir. 

Quais são os impactos da transformação digital no relacionamento com o cliente?

A seguir, elencamos os maiores benefícios da transformação digital no relacionamento com o cliente. Confira!

  • Personalização da experiência: a partir de dados dos usuários coletados nas plataformas digitais, pode-se propiciar uma experiência totalmente personalizada, conforme as necessidades individuais. Isso também abrange produtos, serviços e interações mais direcionados e relevantes para cada consumidor. 
  • Proximidade: o mundo digital permite maior proximidade com os usuários, já que eles estão a apenas um clique de distância das marcas. Também há disponibilidade imediata e agilidade nas transações. 
  • Comunicação facilitada: a ampla gama de canais para interagir com os clientes promove uma comunicação facilitada. Nesse cenário, os clientes entram em contato com a empresa quando precisam de suporte ou informações adicionais.
  • Facilidade de acesso e conveniência: a tecnologia viabiliza o atendimento de qualquer lugar e a qualquer momento, considerando a preferência e realidade de cada cliente, o que entrega mais conveniência e flexibilidade. 
  • Engajamento: também é possível promover interações relevantes com o público nos diversos canais de comunicação da empresa, fortalecendo o relacionamento e a confiança entre cliente e marca. 

Esses elementos contribuem significativamente para um relacionamento duradouro, maior fidelidade à marca e, consequentemente, crescimento do negócio.

Sabendo tudo isso, que tal aprender como usar o digital para melhorar o relacionamento com os clientes? Confira nossas 5 dicas de como começar a usar a tecnologia a seu favor! 

Como usar o digital para melhorar o relacionamento com os clientes? 

Existem uma série de ferramentas e estratégias que contribuem para aprimorar o relacionamento com o cliente por meio das tecnologias. As principais são os chatbots e assistentes virtuais, os atendimentos omnichannel e a personalização no relacionamento, que propiciam uma relação mais próxima e segmentada com os usuários. 

Chatbots e assistentes virtuais

A presença da transformação digital no relacionamento com o cliente abriu caminho para o desenvolvimento de chatbots e assistentes virtuais, que são formas de suporte automatizado e instantâneo aos clientes.

Essas soluções são vitais para fornecer informações rápidas sobre os produtos, resolver problemas e agilizar o atendimento, pois não dependem da disponibilidade de um atendente humano. 

Atendimento omnichannel 

No atendimento omnichannel, diferentes canais são integrados a fim de facilitar a jornada de compra do cliente, oferecendo flexibilidade e liberdade para combinar diversas formas de vendas na hora de concluir a compra. 

Personalização no relacionamento digital

Por fim, as ferramentas de personalização no relacionamento digital permitem entender as preferências e necessidades individuais de cada cliente e direcionar os melhores serviços e produtos de acordo com esse levantamento. 

Com base nisso, pode-se oferecer recomendações personalizadas, ofertas exclusivas e conteúdos relevantes para cada perfil de cliente. 

Por exemplo, a solução Zendesk para atendimento ao cliente reúne tudo isso e muito mais. Nossa tecnologia proporciona a personalização das experiências do cliente, gerando fidelidade e receita. 

Que tal customizar as conversas com seus clientes conforme as demandas, além de contar com recursos de mensagem, inteligência artificial, automação e central de ajuda? Veja a demonstração e solicite uma avaliação grátis!

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