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Tudo sobre transformação tecnológica no atendimento ao cliente
Por Zendesk
Última atualização em 26 fevereiro 2024
Na Era Digital, a transformação tecnológica no atendimento ao cliente redefine a maneira com que as empresas interagem e estabelecem relacionamento com a sua audiência.
No centro dessas transformações, encontram-se avanços notáveis, como os chatbots — verdadeiros aliados na otimização do suporte ao cliente.
Programados para interagir de forma eficaz e natural, os robôs conversacionais imprimem agilidade e eficiência às interações, fornecendo respostas rápidas e personalizadas, mesmo em escalas massivas.
A incorporação da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (ML) representa outro marco significativo; já que ambos viabilizam a realização de análises de dados em nível avançado e permitem antecipar as necessidades dos clientes.
As tecnologias elevam a eficiência operacional e aprimoram a personalização, fatores que enriquecem a experiência do cliente.
Com isso em vista, elaboramos este artigo para explorar quais os impactos da transformação digital no atendimento ao cliente e os benefícios da automação.
Convidamos você a continuar a leitura e conferir também os desafios da implementação de chatbots e de outras inovações tecnológicas em atendimento.
Quais os impactos da transformação digital no atendimento ao cliente?
A transformação digital no atendimento redefine a interação cliente-empresa, promovendo eficiência operacional, personalização e antecipação de demandas. Como principais impactos, podemos destacar:
- automação de processos, impulsionada por inteligência artificial e machine learning;
- agilidade nas respostas, com assistência instantânea;
- otimização da eficiência operacional;
- personalização baseada em análise de dados;
- atendimento de qualquer hora e lugar.
Contudo, apesar dos impactos positivos, existem desafios para promover a melhor experiência do cliente na Era Digital, como resistência dos colaboradores e dos próprios clientes à mudança, preocupações com a segurança de dados e necessidade de investimentos em capacitação.
Falamos mais sobre esse tema no tópico a seguir.
Transformação tecnológica no atendimento ao cliente: principais desafios
Existem alguns desafios da implementação de chatbots e de outras inovações tecnológicas em atendimento que vale a pena pontuar.
Resistência à mudança
A equipe pode manifestar resistência diante da introdução de novas tecnologias e processos, assim como os clientes. Isso porque a adoção muitas vezes requer uma reconfiguração significativa nas práticas tradicionais.
Segurança e privacidade
A coleta e o armazenamento de dados geram preocupações referentes à segurança e à privacidade. Conforme as interações adquirem um caráter mais digitalizado, proteger as informações dos clientes assume um papel crucial.
Integração de tecnologias
Diversas tecnologias precisam ser integradas para proporcionar uma experiência de atendimento fluida.
Manutenção de humanização
O desafio é manter um toque humano mesmo com a automação e as tecnologias avançadas. Procure usar tecnologias para aprimorar — e não substituir — a interação humana, priorizando empatia e personalização.
Veja também: Transformação digital no relacionamento com o cliente: como aplicá-la?
Quais os benefícios da automação no atendimento ao cliente?
A automação no atendimento ao cliente proporciona uma série de benefícios, transformando para melhor a experiência do consumidor. Destacamos abaixo os principais.
- Aceleração dos processos;
- Redução do tempo de espera;
- Respostas instantâneas a dúvidas pouco complexas;
- Disponibilidade 24/7;
- Aumento da satisfação dos clientes;
- Mais eficiência operacional;
- Interações mais personalizadas e relevantes
- Antecipação de necessidades com base em seu histórico de interações.
Leia também: O que é atendimento digital e por que investir nessa tecnologia?
Inovações tecnológicas em atendimento: 8 exemplos
A implementação de tecnologias inovadoras no atendimento ao cliente pode impulsionar resultados e solidificar relações duradouras. Confira alguns exemplos de inovações que você pode implementar no atendimento da sua empresa.
1 – Autoatendimento
O autoatendimento revoluciona o atendimento aos clientes, permitindo que eles solucionem questões ou adquiram informações de forma autônoma, sem necessidade de interferência humana.
2 – Chatbot
Os chatbots alimentados por IA proporcionam interações instantâneas e contextualmente relevantes. Esses assistentes virtuais automatizam consultas, solucionam problemas comuns e oferecem suporte 24/7.
3 – Cloud Computing
A computação em nuvem viabiliza a obtenção remota de recursos computacionais, otimizando o armazenamento e o processamento de dados. A tecnologia tende a tornar o atendimento menos engessado e com mais escalabilidade — além de fomentar a colaboração em tempo real.
4 – Data Mining
O data mining usa algoritmos destinados à análise de extensos conjuntos de dados, identificando padrões e fornecendo insights de grande valor estratégico.
No atendimento ao cliente, a mineração de dados melhora a personalização, antecipa necessidades e aprimora estratégias de engajamento.
5 – API de WhatsApp
Integrar o WhatsApp ao atendimento permite comunicação instantânea e conveniente. APIs possibilitam automação de mensagens, envio de notificações e interações personalizadas, fortalecendo a presença digital da marca.
6 – Call Tracking
O call tracking rastreia e analisa dados de chamadas telefônicas. Essa inovação proporciona insights sobre o comportamento do cliente e viabiliza a otimização de campanhas e a personalização das interações no atendimento telefônico.
7 – Omnichannel
A abordagem omnichannel integra diversos canais de comunicação, garantindo coesão à experiência do cliente e melhor fluidez na transição entre os canais.
8 – CRM (Customer Relationship Management)
Sistemas de CRM centralizam e organizam dados do cliente, melhorando a gestão de relacionamento.
Aprimore o atendimento com a IA da Zendesk
Como você pôde conferir neste artigo sobre transformação tecnológica no atendimento ao cliente, aderir às inovações da Era Digital é uma decisão de negócio com alto valor estratégico, pois possibilita aprimorar a experiência, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.
Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots, que dão retornos instantâneos aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
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