Você provavelmente já ouviu falar sobre as vantagens do CRM, mas sabia que elas vão muito além de ser uma ferramenta de gestão eficiente, mas que visa principalmente o cliente?
O uso da tecnologia tem se mostrado cada vez mais benéfico para as empresas, possibilitando a otimização de resultados, automações e até mesmo evoluindo processos.
Segundo uma publicação da Forbes, 70% das empresas possuem uma estratégia de transformação digital ou estão se preparando para isso. Dessa maneira, benefícios como o aumento de eficiência operacional e a habilidade de alcançar as expectativas dos clientes também foram perceptíveis.
Com o CRM, isso não seria diferente. Pelos inúmeros benefícios que possui, os gestores têm percebido as vantagens em ter os dados centralizados, a eficiência de software de cadastro de clientes e em ter a ferramenta como uma grande aliada nos momentos de vendas.
Tire as suas principais dúvidas sobre o que é, para que serve e quais as vantagens do CRM para você, seu negócio e, principalmente: seus clientes! Continue a leitura.
Vantagens do CRM: o que é e para que serve
Entender o que é CRM e para que serve é o primeiro passo para visualizar a importância desta ferramenta para o seu negócio.
Basicamente, o CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) tem uma visão de negócio em que o seu principal objetivo é proporcionar a melhor experiência ao seu cliente.
Afinal, segundo uma pesquisa da Zendesk, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência.
Isso significa que todo o planejamento estratégico de vendas deve ser feito pensando nisso: estabelecer um bom relacionamento com o cliente, para garantir uma experiência personalizada. Mas como isso é feito?
Para que serve o CRM?
Primeiramente, devemos distinguir o CRM — estratégia de gestão, em que temos as diretrizes para orientar o planejamento — do software de CRM.
Sendo assim, é no software de CRM em que são coletados e armazenados os dados, sendo responsável pelo gerenciamento dessa relação da empresa com o cliente. Para isso, registra-se todo tipo de interação com o usuário.
Dessa maneira, é possível orientar de maneira efetiva o planejamento, para então definir as principais estratégias, visando vender mais através da fidelização e do bom relacionamento.
Por que o CRM é importante?
Agora que você já entende o que é CRM e para que serve, devemos compreender a sua importância. Os hábitos de consumo dos clientes mudaram nos últimos anos, o que significa que a maneira como as empresas conquistam esses usuários também mudou.
Muito disso se deve à internet, que impactou diretamente nessa mudança de hábitos e isso pode ser observado de diferentes maneiras, afinal, agora o consumidor:
Perdeu o medo da internet;
Interage diretamente com a marca;
Pesquisa e busca no Google sobre a empresa;
Leva em consideração as opiniões de outros;
É mais exigente.
Isso significa que, antigamente, oferecer um produto de qualidade era o suficiente para se destacar. Entretanto, cada vez mais, os usuários estão buscando por empresas que possuam os mesmos valores que os seus, tenham feedbacks positivos e, principalmente, proporcionem uma boa experiência.
Ou seja, para ser bem-sucedido e vender mais, é essencial investir no relacionamento com o cliente. E uma boa estratégia é fazer isso através do CRM.
Principais vantagens do CRM para sua empresa
1. Melhora o relacionamento com os clientes
Acabamos de falar sobre a importância em manter um relacionamento próximo com os seus clientes, investir nisso para alcançar bons resultados na fidelização e, consequentemente, nas vendas.
Sendo assim, os clientes ativos de uma empresa são de extrema importância. Por isso, todo o cuidado e estratégias devem estar voltados a eles, com o objetivo de consolidar esse relacionamento.
Como? Através do CRM. Isso porque é possível fazer um mapeamento das principais dores do cliente e antecipar-se a elas. Com isso, além da otimização de todo contato, garantimos também uma melhor experiência do cliente.
Mas vamos além disso: graças às vantagens do CRM, é possível estabelecer um melhor timing da venda. Afinal, com o histórico de toda comunicação feita, o software ajuda os vendedores a saber exatamente quando o cliente deve ser contatado. O que nos leva ao próximo ponto.
2. Identificar as melhores oportunidades
Um dos principais benefícios do CRM de vendas é a possibilidade de segmentação de dados. Através disso, encontramos a possibilidade da ferramenta mostrar quais são as melhores oportunidades de vendas.
E isso é feito de diferentes formas:
Quais os melhores canais de aquisição de clientes;
Qual o melhor tipo de cliente para a empresa;
Quais podem trazer mais ganhos.
Entender quais são as melhores oportunidades também potencializa o aumento do ticket médio dos seus clientes. Afinal, estratégias são montadas em cima disso, como por exemplo através do cross-selling e upselling.
Com isso, podemos observar uma aceleração nas vendas, por conta da otimização de todo o ciclo. Isso dá ainda mais dinamicidade a todo o processo, com a possibilidade de acelerar algumas etapas.
3. Praticidade no armazenamento de informações
Um dos grandes benefícios do mundo digital é a facilidade no armazenamento de dados, que pode ser usado para diferentes estratégias de gestão, marketing e também de vendas.
Além disso, uma vez que manter as informações dos clientes sempre em mãos é tão importante, o acesso fácil e rápido a essas informações é essencial. E o CRM garante isso.
4. Planejamento e gestão do tempo
Quando falamos sobre o dia a dia em uma empresa, a organização torna-se um assunto-chave para o sucesso. Afinal, com um bom controle de tarefas é possível ter uma melhor gestão de tempo e produtividade, deixando o cliente mais satisfeito.
Além disso, por conta do CRM, o vendedor consegue passar mais tempo com o cliente, já que existe toda uma otimização nas suas agendas. Isso se justifica em qualidade de tempo e, consequentemente, em vendas e na fidelização do cliente.
Leia também: 9 motivos para usar um CRM de vendas, impulsionar seu time e aumentar sua lucratividade
5. Mantém o foco nos clientes e nos processos de venda
Qual o ponto mais importante para as empresas? Os seus clientes! Entretanto, às vezes isso parece ser deixado de lado.
A partir do momento que você implementa uma ferramenta como o CRM, garante que a prioridade sempre estará no atendimento personalizado, na fidelização e na satisfação do cliente.
Afinal, uma vez que a automação facilita os processos, deixando de lado tarefas mais robóticas, o vendedor tem tempo para criar um bom relacionamento com o cliente. Isso oferece apenas vantagens dos dois lados.
6. Permite o acompanhamento de resultados
Por fim, temos a possibilidade do acompanhamento de resultados. Quando falamos sobre a implementação de qualquer estratégia em uma empresa, do marketing às vendas, devemos sempre considerar os números.
Com o CRM de vendas, é possível obter relatórios completos e rápidos, que otimizam o trabalho dos gestores. Além disso, eles podem ser semanais, mensais, por idade, localização, a partir de qualquer segmento que a empresa quiser.
Somado a todas essas questões, ainda temos uma redução nos gastos, já que o CAC (Custo por Aquisição do Cliente) é menor.
Por que procurar por uma solução especializada?
Essas são as principais vantagens do CRM para uma empresa. Além de resultados otimizados e sucesso em vendas, ainda podemos garantir a satisfação do cliente, um ponto essencial para qualquer negócio.
E um produto especializado, que pode ser personalizado para a sua empresa, é a chave para todo o negócio. Com o Zendesk Sell, você investe no software certo para a sua equipe de vendas.
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