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Artigo 7 min read

Venda de produtos digitais: quais infoprodutos bombam na web?

Por Zendesk

Última atualização em 22 março 2023

Por acaso, você já consumiu algum produto digital? Se a sua resposta foi não, há grandes chances de estar errado. 

Talvez você não tenha se dado conta, mas com certeza já baixou um ebook, viu algum conteúdo online ou contratou alguma ferramenta. Independente do formato, no mundo em que vivemos hoje, a venda de produtos digitais está sempre presente na nossa rotina.

Principalmente após a pandemia de Covid-19, as pessoas passaram a gastar muito mais tempo online, seja assistindo aula, lendo um livro ou até mesmo trabalhando.  

O que ninguém conta é que, na verdade, mais do que ser apenas consumidor, todo mundo tem potencial para se tornar um produtor de conteúdos. E até mesmo monetizá-los, afinal, para isso não é preciso ter nenhuma grande formação.  

Surfar nas ondas de assuntos do momento e aproveitar trends podem ser boas oportunidades para lucrar. Quer saber como? Neste artigo, separamos algumas dicas para você se aprofundar no mercado de produtos digitais. Leia até o final e torne-se um vendedor digital.

O que são infoprodutos? 

Todo conteúdo comercializado online, com o intuito de gerar valor e estimular o aprendizado intelectual do usuário, pode ser chamado de produto digital. Também conhecido como infoproduto, que, como o próprio nome diz: “info (informar) + produto”, trata de instruir ou trazer informação sobre um determinado assunto para quem vai consumir.

Atualmente, em um mercado mais aquecido do que nunca, a venda de produtos digitais contempla diversos exemplos de infoprodutos. E isso inclui os formatos de texto, áudio e vídeo, além de masterclasses, webinários, cursos EAD e livros digitais. 

A grande questão é criar um diferencial no que você está oferecendo, afinal, muita gente produz infoprodutos e vem construindo sua reputação no mercado. Para ter sucesso com a venda de produtos digitais, é importante investir em uma boa curadoria de conteúdos e saber aproveitar os assuntos do momento de maneira estratégica.

Para que o consumidor busca um infoproduto?

A seguir, vamos conferir dois pontos estratégicos – e fundamentais – que levam um usuário a buscar por um infoproduto.

Se conectar às tendências e aprender algo novo

Diante do contexto em que vivemos – um mundo incerto e em constante evolução – é importante se manter aprendendo coisas novas. Antigamente, a falta de tempo e a logística de conciliar o trabalho com os estudos acabava impedindo o primeiro passo rumo ao aprendizado. Mas a tecnologia veio para mudar isso.

O infoproduto surge como uma alternativa excelente para esses casos. Aprender um idioma, novas técnicas de trabalho ou ter aula de música passam a fazer parte desse cardápio online.

Os infoprodutos se conectam ao ritmo e à rotina do usuário, facilitando seu avanço sobre determinado conhecimento, em qualquer parte do mundo. Por sinal, o mercado de produtos digitais cresce cada vez mais e tende a marcar presença na vida das pessoas. 

Resolver dúvidas simples 

Um infoproduto conectado às tendências e questões do mundo atual pode ser muito útil para solucionar dúvidas em geral. 

Um exemplo: todos no mercado estão falando muito sobre um produto e sua empresa acaba de lançar um com as mesmas funções. Então, que tal produzir um material com uma linguagem simples e de fácil compreensão, com todas essas informações sobre seu uso?

Isso agrega valor na relação entre cliente e organização, pois, além de fidelizá-lo, você ainda cria um ambiente seguro entre os dois. Aqui, o ponto de atenção está na maneira como ele será produzido, já que ninguém quer ler um manual duro e maçante.

Vivemos na era digital e, portanto, na hora de pensar na venda de produtos digitais, é preciso pensar na sua produção. Ela deve contar com um ritmo fluído, de fácil leitura e com exemplos vivos, que fazem parte da nossa rotina. Tudo isso torna um conteúdo digital mais próximo da realidade do leitor. 

Para todo tipo de assunto, existem infoprodutos com dicas, instruções e ótimas soluções. Logo, entenda seu público e trace pautas que estão em alta, de acordo com as tendências. 

Para complementar, abaixo falaremos sobre quais os produtos digitais mais vendidos na internet. Veja! 

Quais os produtos digitais mais vendidos na internet? 

Agora que você conhece as principais funções e a participação que os produtos digitais têm no mercado, que tal conhecer os formatos que estão em alta? 

1. Ebook

Um ebook ou livro digital online é construído a partir de tendências. Geralmente, são conteúdos densos e aprofundados, que precisam ir além de um post das redes sociais. Esse formato dá conta de explicar assuntos mais complexos. 

Os ebooks podem ser divulgados de forma gratuita ou paga, tudo depende do objetivo do seu negócio com aquele produto, do assunto e do interesse do consumidor. Estar atento a esse movimento te faz ter propriedade e ser uma autoridade no assunto. Fique de olho nas redes e saiba o momento certo de produzir o seu. 

Leia também: Como aumentar a retenção e fidelização de clientes com marketing de conteúdo?

2. Webinários

Os Webinários tiveram um enorme crescimento no período da pandemia. Em geral, eles têm um ótimo apelo visual e conectam o consumidor a um momento real, já que tudo acontece ali no mesmo tempo. 

A partir do sentimento de identificação, eles ainda permitem uma troca entre o palestrante e o consumidor que assiste. 

Muitas vezes, esse momento para trocas e perguntas possibilita a criação de um vínculo entre a empresa e o consumidor. 

Com baixo custo para produção, o webnário demanda pouca logística, podendo ser feito em casa mesmo. Para tal, a dica é ter uma boa iluminação, uma superfície estratégica, e claro, um ambiente limpo de ruídos para melhor compreensão do público que assiste. 

3-  Podcasts

Para os interessados em venda de produtos digitais, é crucial conhecer os podcasts, os queridinhos do momento. Esses conteúdos são gravados de maneira fluída, com assuntos quentes e que se aproximam do público.
Com um cardápio variado, os podcasts funcionam como uma conversa com quem ouve e compartilha da mesma curiosidade sobre o assunto. 

Feito em formato que remonta aos programas de rádio, com entrevistas ou contando histórias, esse pode ser o grande diferencial da sua organização para estabelecer uma comunicação com seus ouvintes.

4. Audiobook

Um livro em áudio pode ser possível? Sim! E esse é o formato do audiobook.

Com a velocidade das coisas nos dias atuais, esse formato de conteúdo vem pronto para solucionar a falta de tempo dos usuários. Como o próprio nome diz, esse livro em áudio  otimiza o tempo dos consumidores, que podem absorver as informações enquanto realizam outra atividade. 

Ele é um produto digital estratégico e que acompanha o consumidor em diversos momentos do dia, seja enquanto toma banho, lava louça ou dirige. 

Conclusão

Todo mundo tem algo que precisa ser compartilhado, principalmente com a velocidade das informações que nos atinge. E, como vimos por aqui, não precisa ser nada complexo ou grande. 

A novidade é que os conteúdos relevantes podem ser compartilhados de diversas formas, têm um baixo custo para quem produz e são usados para ganhar a confiança do cliente, além de poder ser monetizado. 

Ou seja, o que você está esperando para se tornar um vendedor digital?

Com o avanço das tecnologias, nunca foi tão fácil aprender algo de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. É por isso que a venda de produtos digitais está tão em alta. 

Aproveite o momento e invista nisso. Com um bom planejamento, ferramentas corretas e estratégias atentas ao mercado, o sucesso é garantido. 

Tem algum conhecimento que precisa ser compartilhado? Monte sua estratégia e vá em frente na produção do conteúdo. E, se precisar de ajuda na hora de vender seu infoproduto, conte com a ajuda de especialistas no assunto: Zendesk Sell é a ferramenta certa para você.

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