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Venda pessoal: como ter um relacionamento sólido com seus clientes?
Por Zendesk
Última atualização em 23 março 2023
Você sabe a importância de investir na venda pessoal no seu negócio, sobretudo na era digital em que vivemos?
Atualmente, seja qual for a segmentação da sua empresa, sempre vale investir nesse caminho da venda pessoal.
A partir dessa meta traçada, com o passar do tempo e a evolução das ações, outras áreas acabam ganhando com esses avanços, desde o relacionamento com o cliente ou até mesmo na eficiência do time de vendas. Afinal, todo processo pode e deve ser melhorado.
Neste artigo, trouxemos dicas práticas para você entender porque esse esforço é necessário. Por isso, separe um momentinho e entenda melhor a potência do investimento em venda pessoal.
Entenda a diferença entre venda pessoal e marketing pessoal
Por mais que o tema “venda pessoal” logo te passe a imagem de marketing pessoal, esses dois assuntos são bem diferentes. Algumas vezes, já imaginamos a propaganda e o apelo à imagem, mas não é bem por aí. Vamos entender melhor?
A venda pessoal está diretamente ligada à maneira como abordamos o cliente para vender um produto. Já recebeu uma proposta totalmente sem carisma, em que você sentia que não importava o que fazia ou queria, pois a empresa só estava visando à venda do produto?
É disso que falamos na venda pessoal. Ela é a personalização da venda, tratando cada uma de modo singular e adaptando-a para que fique da melhor forma para o público final.
Desse jeito, tanto a empresa, quanto o cliente saem ganhando. Afinal, você oferece uma experiência única, que demonstra valor e coloca seu consumidor em primeiro lugar.
Pronto! Temos certeza que, agora, você já se convenceu da importância da venda pessoal para o seu negócio, certo? Como fazer daqui em diante?
O primeiro passo é treinar o vendedor que terá esse contato com o consumidor, como se estivesse negociando algo para si mesmo. Por sinal, o tom de voz traz mais proximidade e mostra a familiaridade na hora da negociação.
Sendo assim, o time de vendas oferece ao cliente um atendimento mais humano, próximo e pessoal. Em consequência, você melhora sua reputação no mercado e ganha clientes mais satisfeitos, desde o primeiro contato até a compra final.
A partir dessa iniciativa, você estreita mais sua relação com o cliente, criando uma conexão emocional e de confiança, com grande potencial para ser duradoura. Aliás, você está se envolvendo com a causa e não apenas querendo realizar uma venda.
Mas como eu profissionalizo minha equipe para que esteja preparada para esse desafio? Vamos falar sobre isso no próximo parágrafo, logo, continue sua leitura com a gente.
Profissionalizando o time para venda pessoal
Até aqui, você já sabe das vantagens da venda pessoal, independente dos tipos de vendas em que a empresa atua, certo? Agora, profissionalizar o time comercial será extremamente importante para a aplicação desse plano, além de conhecer bem o público final.
Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos de venda pessoal para desenvolver seu time de relacionamento, alinhar a estratégia e impactar o consumidor. No fim das contas, você contará com trabalhadores ainda mais capacitados.
Veja abaixo as ideias que separamos e que podem ser aplicadas na sua empresa:
Crie dinâmicas entre os times
Quem gosta de um trabalho monótono ou extremamente robotizado? Ninguém, não é mesmo? Aqui, a ideia é unir seu time e passar um tempo se desafiando a buscar soluções juntos, o que pode ser uma ótima tarefa para dinamizar o processo.
A dinâmica pode partir de um problema no qual, em grupo, todos precisam se desafiar a resolver, seja vender coisas uns aos outros ou entender um problema e tratá-lo como seu.
A partir dessas situações, você começa a perceber a habilidade de cada um para a venda, além de permitir que ganhem repertório e argumentos para vendas.
Por mais que você possua um ótimo time, com um bom volume de vendas, este tipo de dinâmica cria integração e possibilita um ambiente confiável e propositivo.
Durante o processo, aproveite para aplicar exercícios de raciocínio rápido. Sendo assim, você descobre como cada um funciona com deadlines específicos.
Não se esqueça de participar e estar presente, afinal, ninguém melhor do que você, que responde pelo negócio, para falar do produto.
Com base nessa atividade, você vai entender os pontos para investir e melhorar na capacitação do seu time. Esteja atento e participe ativamente desse momento.
Organização é tudo!
Longe de dicas metódicas, mas organizar o processo é uma parte indispensável para o mercado comercial. Ter o tempo ao seu favor é um fator que auxilia no direcionamento do seu cliente, logo, é necessário investir em treinamento de organização do tempo para a equipe.
Com isso, você terá profissionais capacitados e instruídos para entender os passos sem desespero, fazendo com que consigam alcançar o número devido de pessoas e vender cada vez mais.
Ou seja, com uma jornada organizada, você conquistará resultados cada vez melhores e saberá realizar ações preventivas para qualquer tipo de imprevisto. Assim, o resultado fica sempre positivo e sua empresa não corre o risco de fechar no vermelho.
Promova Wworkshops de aprendizado na sua organização
Investir no seu time é a chave para o sucesso. Para ter uma boa equipe de vendas, é crucial investir em atualização sobre qualquer novidade do mercado. E, definitivamente, isso não é algo que pode e deve ser esquecido.
Na velocidade em que vivemos, tudo se atualiza, o tempo todo. E, para se manter aquecido neste meio, é preciso investir em capacitação.
Quando sua empresa é a primeira a trazer novidades para o meio, ela é vista como inovadora, além de ampliar sua rede de clientes. Mas isto só será possível se o time souber guiar esse consumidor. Para isso, ele deve estar inteirado plenamente sobre a ferramenta.
Prepare seu time com workshops sobre as soluções e tenha aliados para oferecer o produto na hora das vendas. Isso terá um impacto positivo no seu lucro e, ainda, na sua reputação.
Venda pessoal é a garantia do negócio
Não basta somente ter ótimas ferramentas, sem um time alinhado do seu lado. É vital ter um bom atendimento, para que o cliente se sinta mais pertencente à marca e se conecte verdadeiramente ao seu propósito.
Invista neste caminho, mas entenda: o que te leva ao resultado completo é justamente a junção de todos esses pontos. Certamente, o investimento em bons softwares de vendas que apoiam o time comercial e otimizam os processos será potencializado com a capacitação da equipe.
Busque boas ferramentas, fidelize seu cliente e veja a diferença da sua empresa para outras no mercado. A propósito, conheça a solução Zendesk Sell para fazer vendas mais inteligentes e com menos trabalho.