Artigo • 6 min read
Vendedor 4.0: quem é e como age esse profissional?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 29 março 2021
A evolução digital mudou a forma das pessoas viverem suas experiências. Tudo o que fazemos envolve pelo menos um equipamento que robotiza funções que antes eram humanas. Mas uma coisa não mudou, os consumidores ainda são movidos pelo encantamento, e isso só um vendedor 4.0 oferece.
O processo de venda muito tem a ver com empatia, e a experiência positiva do cliente é muitas vezes considerada mais importante que o preço. Esse tipo de experiência não pode ser oferecida por uma máquina, mas sim por um vendedor que saiba usar a tecnologia ao seu favor.
Inegavelmente a internet e as novas tecnologias mudaram o perfil do mercado, dos vendedores e de seus consumidores, e mais do que nunca quem trabalha com vendas precisa se reinventar e aprender as novas técnicas desse cenário.
A grande prova dessa mudança se refletiu no aumento de 112% em pedidos online no Brasil, somente no primeiro trimestre de 2020, refletindo no crescimento do varejo online em 39%, como mostrou um levantamento do Google. Pensando nisso, preparamos um conteúdo onde você aprenderá:
- Como surgiu o vendedor 4.0?
- O que é o vendedor 4.0?
- Principais ferramentas e características do vendedor 4.0
- Quem é o cliente do vendedor 4.0?
Leia com atenção e se torne um vendedor 4.0. E para complementar, confira 7 dicas valiosas para encantar seus clientes.
Como surgiu o vendedor 4.0?
O termo vendedor 4.0 surgiu em consequência da 4ª Revolução Industrial, a qual estamos a bordo, como se referiu o professor e autor do livro “A Quarta Revolução Industrial“, Klaus Shwab.
Segundo um trecho do livro de Shwab, “estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes“.
Para Shwab, a 4 Revolução Industrial começou na virada deste século, se fundamentando na revolução digital.
Isso fica visível quando pensamos no quanto a internet se tornou móvel durante os últimos anos, e não só a internet evoluiu, mas também tantas outras tecnologias como a inteligência artificial, a robótica, o big data, a nanotecnologia, e muitas outras.
Hoje vivemos um mundo que integra a tecnologia no nosso dia a dia, consumimos, produzimos e compramos muito rápido, mas ainda consideramos a experiência muito importante, por isso estamos nos tornando consumidores 4.0 com a necessidade de vendedores 4.0, pois só eles podem acompanhar essa revolução.
O que é o vendedor 4.0?
O vendedor 4.0 é o profissional que acompanha todas as tecnologias e sabe fazer uso delas, sem deixar de oferecer uma excelente experiência humana ao seu consumidor.
Com tantos robôs e algoritmos fazendo contato com potenciais consumidores, o vendedor 4.0 é aquele que torna o contato mais pessoal, abusa das ferramentas tecnológicas, marca presença nas redes sociais, e ajuda as empresas no processo migratório para esse novo momento da indústria.
A tecnologia tem causado muitas mudanças no jeito de consumir, mas uma coisa nunca mudará, os clientes ainda são humanos, e por isso, o contato humano e próximo que antes era algo cotidiano, hoje em dia pode ser o diferencial de uma empresa.
Uma boa experiência é considerada mais importante do que o preço de um produto, isso para 86% dos compradores pesquisados pela SuperOffice, e em virtude disso, 88% das empresas já priorizam a experiência do cliente, como mostraram dados da Deloitte.
Apostar em tecnologias pode baratear os custos de uma organização, mas somente bons vendedores tem o poder de encantar clientes, portanto, o vendedor 4.0 é peça fundamental durante essa revolução industrial que vivemos.
Principais ferramentas e características do vendedor 4.0
Um bom vendedor 4.0 é empático, criativo, negociador, persuasivo, engajado, assertivo, confiável, sabe avaliar suas forças e fraquezas, e utiliza todas essas características para se aproximar dos clientes.
Ele nunca para de evoluir, e para ser o melhor no que faz esse profissional deve estar sempre preparado. Para essa preparação, nada melhor do que a realização de uma boa pesquisa:
- sobre a sua empresa: “conhecer o terreno” onde está agindo, suas ferramentas de trabalho, quem pode te ajudar na hora das dúvidas levantadas por clientes;
- sobre os produtos que vende: não tem nada mais desanimador para um cliente que uma pergunta sem resposta. Conheça os produtos que vende, e quando não souber sobre, peça ajuda, mas não deixe de responder o questionamento do cliente;
- sobre as possibilidades de negociação: saiba quais as margens de desconto podem ser trabalhadas. Conheça as formas de pagamento recebidas pela loja.
SPIN
Além disso, é fundamental para um vendedor 4.0 saber quais perguntas podem ser aplicados com seus consumidores na hora da sondagem. A utilização da técnica SPIN, pode ser de grande ajuda, pois ela considera:
- Situação: entender qual a situação do cliente, fundamental para não oferecer produtos que fogem da realidade do consumidor ;
- Problema: ótimo para identificar qual o problema enfrentado;
- Implicação: mostrar para o cliente em que o problema identificado pode atrapalhá-lo;
- Necessidade: oferecer o produto vendido como solução para o problema identificado.
Todos esses itens ajudam o vendedor 4.0 a solucionar os problemas dos consumidores, oferecendo sempre os produtos adequados para os mesmos.
Leia também: Técnicas de persuasão em vendas: o que são e quais podem lhe ajudar a vender mais?
Quem é o cliente do vendedor 4.0?
O cliente 4.0 é um consumidor completamente ligado a tecnologia. Ele é o cliente que vai até a loja e realiza consulta de valores em buscadores digitais na frente do vendedor.
Esse cliente compra de acordo com os seus princípios, se importa com a missão da empresa na qual está consumindo, tanto quanto um funcionário da empresa.
O consumidor 4.0 está logado 24 horas nas redes sociais, consome online e offline, e é o principal divulgador das marcas, de forma positiva e negativa, sempre refletindo nas redes suas experiências.
Um consumidor que tem amplo acesso a informações, e quando tem dúvidas exige um atendimento rápido, que tenha canais de resposta variados, sejam eles por chat, telefone ou até direct message.
É para esse cliente que o vendedor 4.0 deve se preparar diariamente, a fim de suprir todas as suas necessidades de forma rápida, oferecendo um atendimento diferenciado, baseado na empatia e na importância da experiência humana.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para te ajudar a se preparar e vender com um vendedor 4.0, confira 7 dicas para um bom atendimento ao cliente.