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Vender por chat: como abordar o cliente? Confira 6 dicas para atendimento!
Por Zendesk
Última atualização em 25 novembro 2024
Vender por chat é o novo modelo adotado por e-commerces e empresas que querem ter mais prontidão em seus atendimentos e, consequentemente, aumentar as conversões.
Com a transformação digital, é fundamental estar atualizado e atento às novidades que o mundo dos negócios exige. Hoje, é muito mais difícil ter o contato presencial com o lead, por isso plataformas digitais são o meio que empresas encontraram para continuar no mercado.
A automatização de canais foi uma dessas formas de facilitar a comunicação, seja com um cliente, seus colaboradores e até mesmo acompanhar a demanda de logística.
A dúvida que pode ficar neste momento é: como abordar cliente no chat para vender seu produto ou serviço?
Acompanhe neste conteúdo imperdível dicas para atendimento chat que vão diminuir o prazo de respostas de seus leads, ajudar a aquecê-los e facilitar todas as fases para conversão de um prospect.
Neste artigo, você aprenderá:
- Qual a importância de uma plataforma de atendimento online?
- Como vender por chat? 6 passos simples
- Vender por chat com Inteligência Artificial: como é possível?
- IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível
Qual a importância de uma plataforma de atendimento online?
Como dito anteriormente, a plataforma de atendimento online não é nenhuma novidade, mas tem se popularizado cada vez mais. O principal motivo disso é a facilidade de se conectar com seus clientes, prospects e até mesmo leads.
Afinal, por meio dela é possível conversar em tempo real, em um cantinho lateral da tela, o que possibilita que durante o atendimento a pessoa que está se comunicando com você navegue pelo seu site ou até mesmo desempenhe outras tarefas no computador.
Mas não é apenas instalar uma plataforma de atendimento online e fornecer respostas prontas, é necessário estudar a abordagem certa para cada intenção no chat e, juntando isso com algumas técnicas de vendas, é possível otimizar o atendimento e até mesmo vender.
Por isso, trouxemos passos para começar a vender por chat que trarão resultados extremamente relevantes para você, confira!
Como vender por chat? 6 passos simples
Confira 6 dicas para atendimento chat e saiba como usar essa ferramenta para venda personalizada.
Passo 1: Escolha a ferramenta certa
O primeiro passo, por mais que seja simples, é o que vai ditar o sucesso da sua venda personalizada por chat. Por isso, é necessário escolher uma ferramenta que atenda todas as suas necessidades.
Para isso, confira qual é a rede de alcance e onde pode ser aplicada, veja se ela atende apenas em um canal ou se abrande seu atendimento em site, redes sociais e afins, como o omnichannel.
Em seguida, veja se ela é capaz de suprir todas as necessidades de sua equipe de vendas e atendimento, quantos acessos possuem dentro dela, se existem respostas prontas para chat, customizadas e se você consegue extrair informações de quem está sendo atendido.
Passo 2: Forneça um treinamento para equipe
Para quem está acostumado com ligações, às vezes pode ser uma dor de cabeça se expressar através de mensagens. Por isso, o segundo passo é investir no treinamento do agente de atendimento sobre como abordar cliente no chat.
Assim, você consegue definir um script de vendas, controlar a qualidade do atendimento que será prestado e também entender as dúvidas de seus colaboradores referente a um determinado assunto e até mesmo ao produto ou serviço que é vendido.
Lembre-se de incluir no treinamento o uso no dia a dia da plataforma que a empresa utilizar. Isso pode fazer a diferença na otimização do atendimento, além de tornar o processo de aprendizado das funcionalidades do software mais simplificado.
Também pode te interessar: O que é script de atendimento ao cliente e como montar um em 5 passos descomplicados
Passo 3: Conte com a ajuda de chats interativos
Agora seus atendentes e vendedores já estão antenados em novas formas de se comunicar via chat, já conhecem as utilidades da plataforma e você já integrou ela em seus respectivos canais de venda.
Então, vale a pena contar com a ajuda de chats interativos para garantir que seus clientes sejam atendidos fora do horário de funcionamento de sua equipe.
O importante desta função é que além de prestar atendimento 24 horas por dia, você promove uma boa qualidade do atendimento, mesmo distante do cliente.
Passo 4: Direcione o atendimento e melhore a performace
O quarto passo é mais uma dica para você que deseja ir além de vender por chat: otimizar o atendimento criando um direcionamento exclusivo.
Por exemplo, se você tem uma equipe de vendas, pós-vendas e atendimento ao cliente, uma das dicas para atendimento por chat é filtrar o atendimento e direcionar cada pessoa para o setor com quem ela deseja falar.
Assim, você evita que seu cliente vá para o canal de vendas e até mesmo que um lead vá para o atendimento ao cliente, facilitando todo processo de comunicação e demonstrando agilidade, o que hoje é o diferencial para destacar-se no mundo digital.
Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus clientes com Zendesk.
Passo 5: Otimize com chatbots
Você sabia que a inteligência artificial pode solucionar sua dúvida de como abordar clientes no chat?
Isso porque dentro da plataforma de atendimento online é possível utilizar o aprendizado de máquina, ou seja, alguns chatbots conseguem mensurar a qualidade das respostas e os direcionamentos corretos para cada ação que o cliente tem.
Para você ter uma ideia, o relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk, revelou que 68% dos consumidores têm preferência por solucionar seus problemas por meio de chatbots.
Além disso, os resultados indicam que a satisfação dos consumidores apresenta um incremento significativo de até 24% quando os chatbots são empregados de maneira eficaz.
Logo, otimizando com chatbots inteligentes, você consegue gerar mais vendas e resolver mais prontamente as dúvidas e apontamentos de clientes dentro de um só lugar.
Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:
Relatório da Zendesk – CX Trends
Passo 6: Aplique em todos os meios
Como último passo deixamos uma dica valiosa para você não perder mais oportunidades de venda, qual é a principal dica para quem quer começar um e-commerce ou qualquer negócio no meio digital?
Marcar presença onde seu público está e principalmente nas redes, certo!
Então, engana-se quem pensa que só dá para vender por chat apenas nos sites. Na realidade, as redes sociais possuem um grande potencial a ser explorado. Afinal, elas trazem grande tráfego e permitem coletar detalhadamente as informações sobre seu público.
Vender por chat com Inteligência Artificial: como é possível?
A inteligência artificial (IA) pode potencializar as estratégias de vendas por chat e oferecer benefícios substanciais para as empresas. Ao incorporar chatbots alimentados por IA, as organizações se tornam capazes de proporcionar um suporte ao cliente mais eficaz e com alto nível de personalização.
Respostas são dadas instantaneamente às consultas dos clientes, orientando-os ao longo da jornada de compra.
A capacidade da IA em compreender linguagem natural viabiliza interações mais fluidas e contextualizadas e melhoram a experiência do usuário.
Além disso, os chatbots podem analisar dados do histórico de interações, antecipar as necessidades dos clientes e sugerir recomendações personalizadas de produtos ou serviços.
A automação proporcionada pela IA também libera agentes de vendas para que eles possam lidar com questões mais complexas, como as tarefas que requerem empatia e expertise humana.
Ainda, a IA pode realizar análises preditivas com base nos dados do comportamento do cliente, a fim de otimizar estratégias de vendas e potencializar a assertividade das abordagens comerciais.
Aproveite nossas dicas e coloque-as em prática
Vender por chat não é tão difícil quanto parece. Aliás, com a transformação digital foi necessário mudar algumas táticas de venda e optar por uma abordagem mais sutil e ao mesmo tempo constante.
Por isso, a automação de canais digitais é uma excelente ferramenta para empresas que desejam aumentar suas vendas e facilitar a comunicação de seus vendedores.
Já que dentro dela é possível realizar a venda personalizada, trabalhar com chatbots e ficar disponível 24/7, mesmo se os atendentes não estiverem online.
Lembre-se de que o primeiro passo para vender por chat é escolher uma plataforma que, além de suprir todas as necessidades, forneça cobertura 24 horas e disponibilize ferramentas que agreguem o atendimento.
IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível
Agora que você já sabe como vender por chat, que tal contar com uma ferramenta capaz de oferecer um jornada satisfatória que resultará em mais vendas e na fidelização de mais clientes?
Um bom software de atendimento, como o Zendesk Service, permite que você atenda seus clientes onde eles estiverem, personalizando os processos e otimizando as tarefas dos seus agentes.
Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como:
- integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz;
- espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes;
- central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente;
- ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes;
- criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.
Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.