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Artigo 10 min read

Funcionalidades do WhatsApp Business: 7 recursos para usar já

Por Zendesk

Última atualização em 15 outubro 2024

whatsapp business funcionalidades

É provável que o WhatsApp já faça parte da sua vida. Afinal, o aplicativo chegou trazendo múltiplas facilidades de comunicação. Mas, na vida da sua empresa? Você já aproveita todas as funcionalidades que o WhatsApp Business tem a oferecer?

Antes de explicarmos quais são elas, é preciso ver alguns dados. Primeiro, segundo dados compartilhados pelo Statista, existem quase 150 milhões de usuários do aplicativo no país, o que representa 96% da população.

Mas, e o WhatsApp Business? Será que a adoção da ferramenta por parte das empresas é capaz de gerar impactos positivos nos consumidores? Qual é a percepção do uso do app pelos clientes? Entenda no decorrer deste artigo!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão comercial do app de mensagens, usado por mais de 2 bilhões de usuários no mundo, segundo o Statista. O aplicativo é voltado especificamente para os negócios e pode ser baixado na loja de apps que você usa, como Apple Store ou Play Store.

Vale destacar que o WhatsApp Business é ideal para pequenas e médias empresas (por conta do baixo custo e alta adesão de usuários) e permite a criação de um relacionamento mais próximo entre consumidores e organizações.

Como você poderá conferir ao longo do artigo, por meio do canal, as empresas podem oferecer suporte help desk integrado ao WhatsApp Business e realizar vendas, a partir dos recursos apresentados, além de aprofundar o relacionamento com o cliente de maneira natural. 

Qual a função do WhatsApp Business?

A principal função do WhatsApp Business é otimizar a interação que as empresas têm com seus clientes. Ou seja, é um canal de comunicação direto e gratuito (na sua versão básica). Esse processo acontece por conta de diversas funcionalidades, como mensagens automáticas, criação de etiquetas e muito mais. 

Ficou clara qual a função do WhatsApp Business? Então, confira a seguir quais as vantagens de usá-lo na sua estratégia de atendimento!

Quais as vantagens do WhatsApp Business para sua empresa?

Antes de partirmos para as funcionalidades do WhatsApp Business, é preciso ter em mente que usar esse aplicativo pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. 

Entre as principais vantagens do WhatsApp Business, podemos citar:

  • possibilidade de ter um canal adicional de atendimento ao cliente; 
  • mais rapidez nas interações; 
  • automatização de mensagens; 
  • registro das conversas; 
  • fortalecimento do relacionamento com os clientes; 
  • acesso a estatísticas das mensagens; 
  • segmentação de contatos. 

Adicionalmente, segundo o Relatório CX Trends da Zendesk, mais de 30% dos consumidores consideram uma experiência de atendimento boa quando o suporte está disponível no seu canal de contato favorito

Segundo os movimentos que vemos do mercado, o WhatsApp está entre esses canais, pelo menos para uma parcela significativa da população, como mostram os dados que apresentamos no início deste artigo. 

No mais, como falamos, o WhatsApp é um aplicativo muito usado — e com frequência. Logo, as chances dos usuários verem suas mensagens ao longo do dia e responderem são muito maiores. Portanto, vale, sim, a pena adotá-lo!

Quais as funcionalidades do WhatsApp Business que você precisa conhecer?

As funcionalidades do WhatsApp Business que você precisa conhecer são:

  • possibilidade de criação de um perfil comercial; 
  • mensagens automatizadas; 
  • catálogo de produtos; 
  • carrinho de produtos; 
  • pagamentos pela própria plataforma;
  • múltiplos atendentes; 
  • estatísticas das mensagens. 

1. Possibilidade de criação de um perfil comercial

Uma das funcionalidades do WhatsApp Business mais úteis para as empresas é a criação de um perfil profissional. Ou seja, exclusivamente de negócios. 

O que acontece é que um perfil profissional transmite muito mais confiança para novos clientes que entram em contato com a empresa. Além disso, o WhatsApp Business permite que você personalize sua conta com informações profissionais como:

  • foto de perfil com a logo da marca;
  • endereço completo (caso tenha loja física);
  • horário de funcionamento da loja;
  • site;
  • e-mail para contato e mais.

Desse modo, você entrega todas as informações que o cliente precisa ter antes de começar o atendimento, agilizando todo o processo e trazendo mais seriedade e profissionalismo para as interações.

2. Mensagens automatizadas

A automação de mensagens contribui para que você não deixe seu cliente sem resposta, mesmo quando não há ninguém disponível para atendê-lo no momento, como em casos de férias ou de tentativa de contato fora do horário de atendimento.

É possível criar mensagens que informam ao cliente sobre a ausência de profissional para atendê-lo e podem fornecer informações sobre o horário de retorno às atividades. Esse é o modelo de mensagem automática de ausência.

Além disso, mesmo que esteja no horário de funcionamento, nem sempre é possível responder imediatamente ao consumidor. Entretanto, deixá-lo sem resposta não é o melhor caminho. 

Por isso, uma das funcionalidades do WhatsApp Business é a criação de uma mensagem automática de saudação como “Olá, seja bem-vindo! Um dos nossos profissionais já irá te atender”.

Outra forma de automatizar sua comunicação é por meio de respostas automáticas. Para isso, configure mensagens que respondam a perguntas comuns de seus consumidores.

Dessa forma, a resposta é oferecida rapidamente, sem ocupar tempo da sua equipe e sem fazer o cliente esperar por algo que poderia ser resolvido imediatamente, graças a tecnologia da automação.

Para usar a funcionalidade, identifique perguntas feitas com frequência e programe a resposta ideal. Dessa forma, você não perde tempo escrevendo uma mensagem toda vez que precisar dar retorno a uma pergunta que já foi respondida milhares de vezes.

É possível até mesmo criar um chatbot para WhatsApp a partir da integração do aplicativo com outras palavras, como a Zendesk que, inclusive, tem uma solução de IA para a criação de bots inteligentes e humanizados.

Aproveite para conferir como a IA da Zendesk funciona:

De qualquer forma, ao usar mensagens automáticas no WhatsApp, tanto sua empresa quanto seu cliente agradecem a velocidade e assertividade no atendimento.

3. Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é outra funcionalidade do WhatsApp Business que oferece um bom potencial de vendas, afinal, apresenta os itens comercializados por sua empresa de maneira ordenada e, portanto, de fácil visualização. 

O recurso deixa claro que é possível — e necessário — aprender como usar WhatsApp Business para vendas e não apenas para o atendimento via WhatsApp Business.

Por falar nisso, no catálogo é possível cadastrar:

  • o nome dos produtos;
  • descrições;
  • fotos;
  • incluir um link curto para levar o cliente para a página de compra dentro do seu site, por exemplo.

4. Carrinho de produtos

Uma das vantagens do WhatsApp Business é o uso da funcionalidade de carrinho de produtos, uma evolução do catálogo, sobre o qual falamos acima.

A partir do catálogo, é possível que o usuário adicione produtos em um carrinho de compras, como faria, por exemplo, em um e-commerce.

Para fazer compras pelo carrinho do WhatsApp o cliente precisará:

  • acessar o catálogo de produtos da loja em questão;
  • conferir o valor dos produtos que estão à venda;
  • selecionar quais planeja comprar;
  • selecionar “adicionar ao carrinho”.

Feito isso, envie o carrinho para o vendedor para fazer o pedido e realizar o pagamento. O checkout do próprio WhatsApp ainda é uma funcionalidade em teste.

5. Pagamentos pela própria plataforma 

Sim, é possível que seus clientes comprem e paguem diretamente pelo aplicativo. 

Essa funcionalidade do WhatsApp Business foi liberada em 2023 e aceita pagamento por diversos meios, como Pix e cartão de crédito de maneira rápida e segura. 

6. Múltiplos atendentes

É possível cadastrar mais de um atendente no WhatsApp Business. Assim, você não sobrecarrega apenas um agente humano, que precisa se “desdobrar” para dar conta de responder a todo mundo. 

Você pode conectar até 10 aparelhos a uma conta e ainda separar as conversas por atendentes e até mesmo acompanhar todas as interações de maneira bem fácil e rápida. 

E como ter mais de um atendente no WhatsApp Business? Bem, para usar essa funcionalidade, é preciso apenas se conectar a sua conta, escolher uma ou múltiplas conversas, clicar naqueles três pontinhos que ficam no canto da tela e escolher a opção “atribuir conversa”. 

Feito isso basta escolher o agente e pronto, seu time pode dar continuidade ao atendimento, sem ficar com medo de “pegar” o cliente do seu colega sem querer!

7. Estatísticas das mensagens

O business intelligence depende do acesso a dados que informem os resultados de cada passo dado por sua empresa em um canal ou em direção a um objetivo. Isso não seria diferente com o atendimento via WhatsApp Business

A ferramenta oferece uma série de dados e indicadores que permitem que você tenha uma visão completa sobre cada ação realizada no app.

Entre os dados aos quais você poderá ter acesso para otimizar sua campanha estão:

  • número de mensagens enviadas e recebidas;
  • taxa de entrega de mensagens; 
  • taxa de abertura de mensagens; 
  • tempo médio de resposta; 
  • estatísticas de interação.

Essa é uma forma estratégica de entender que tipo de mensagem atrai mais seus clientes a ponto de fazê-los interagir com você, por exemplo.

E aí, quer aprender como usar o WhatsApp Business com sucesso na sua estratégia? Pois, confira as dicas que trouxemos a seguir!

Como usar o WhatsApp Business no atendimento ao cliente?

Você sabe o que é o WhatsApp Business e quais as melhores funcionalidades. Agora, chegou o momento de aprender como usar o aplicativo para elevar o nível do seu atendimento ao cliente com algumas dicas de ouro que separamos para você: 

  • use o nome dos clientes para trazer mais personalização para o atendimento; 
  • determine o tom de voz da sua marca (se vai usar ou não emojis e imagens); 
  • guarde os históricos de conversas; 
  • não enrole, informe o que o cliente deseja saber diretamente; 
  • tenha consciência na hora de enviar as mensagens e evite o exagero;
  • sempre seja gentil e amigável. 

Para completar, nunca coloque nenhum consumidor em uma lista de transmissão ou grupo sem antes pedir permissão.

Lembre-se que o WhatsApp também é uma rede pessoal e ninguém quer ficar recebendo mensagens aleatórias o tempo inteiro de contatos ou grupos.

Integrações para otimizar o relacionamento com o cliente

As funcionalidades do WhatsApp Business, entretanto, ainda não acabaram. De fato, uma possibilidade que não citamos acima, oferecida pelo app, é a integração com outros sistemas, como o de suporte help desk, que contribui para a criação de uma estratégia omnichannel real. 

A Zendesk é uma empresa que realiza essa integração, com isso as solicitações recebidas via WhatsApp ficam centralizadas no help desk, não sendo mais necessário criar tickets manuais referentes às interações por esse app.

Entretanto, para entender exatamente como usar o WhatsApp Business integrado a outras ferramentas e canais de suporte, indicamos que você leia: 

Help desk integrado ao WhatsApp: tudo que você precisa saber sobre essa solução tecnológica

Aproveite também para conhecer as outras soluções oferecidas pelo software de atendimento ao cliente da Zendesk e melhore a satisfação dos clientes, alcançando melhores resultados associados a isso.

E para testar, é só fazer o seu cadastro e dar início a sua avaliação gratuita. É rapidinho!

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