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Modelo de planejamento da força de trabalho: 7 exemplos + dicas

Mesmo a melhor estratégia pode falhar sem uma lista de verificação abrangente. Confira nossos sete modelos de planejamento da força de trabalho para acertar em cheio na sua estratégia organizacional.

Por Hannah Wren, Redator da equipe

Última atualização em 26 março 2024

Ilustração de uma jovem mulher encostada casualmente em uma rocha verde

O que é um modelo de planejamento da força de trabalho?

Um modelo de planejamento da força de trabalho é um guia que ajuda uma empresa a alinhar sua força de trabalho com metas e objetivos futuros. Por meio de perguntas e etapas estratégicas, uma organização pode avaliar o status atual de seus funcionários e identificar oportunidades de treinamento, contratação, planejamento de sucessão e muito mais.

Na Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), as equipes não ganham o Super Bowl por acaso.

É claro que há jogadores famosos e linhas ofensivas fortes, mas os campeonatos são conquistados por equipes bem formadas, definição de metas e estratégias para o dia do jogo – tudo isso exige muita previsão, planejamento e trabalho árduo.

As organizações bem-sucedidas recrutam e desenvolvem novos talentos, adquirem jogadores de impacto por meio de negociações e agência gratuita e começam a olhar para o futuro quando os craques estão perto da aposentadoria. As franquias campeãs seguem uma estrutura comprovada – que você pode imitar em suas operações.

Os modelos de planejamento da força de trabalho preparam as empresas para o sucesso, alinhando as metas organizacionais às necessidades do negócio. Esses modelos podem ajudar com iniciativas de planejamento de aposentadoria, identificar lacunas de habilidades individuais e departamentais e destacar métricas de atendimento ao cliente. Continue lendo para saber como você pode criar uma dinastia organizacional com modelos de planejamento da força de trabalho.

Mais informações neste guia:

Por que você precisa de um modelo de planejamento da força de trabalho?

Uma empresa deve usar modelos de planejamento de força de trabalho porque eles fornecem uma estrutura para o sucesso organizacional.

Afinal, uma empresa é tão bem-sucedida quanto sua equipe, portanto, é fundamental ficar de olho na produtividade dos agentes, na competência da força de trabalho e nos níveis futuros de pessoal. Os modelos de planejamento da força de trabalho podem ajudar em várias áreas importantes:

  • Planejamento de novas contratações: Quando as organizações identificam futuras lacunas de talentos, elas podem planejar e implementar iniciativas de contratação para ajudar a evitar a rotatividade e manter um número ideal de funcionários.
  • Oportunidades de treinamento: Os modelos podem identificar onde são necessárias melhorias para promover o desenvolvimento da carreira e garantir que os membros da equipe prosperem de forma consistente.
  • Designações e aposentadorias: Com um plano adequado, as organizações podem combater as demissões planejadas identificando sucessores e implementando planos de transição, reduzindo o impacto da perda de talentos.
  • Planejamento organizacional: Quando os gerentes da força de trabalho pensam a longo prazo com modelos de planejamento da força de trabalho, eles podem ficar à frente das tendências do setor e manter a força do mercado.

7 modelos de planejamento da força de trabalho

Agora, vamos examinar sete modelos de planejamento que podem ajudar na sua estratégia de força de trabalho.

1. Modelo de planejamento estratégico da força de trabalho

Melhor para o planejamento inicial da força de trabalho

Ao criar um plano de força de trabalho pela primeira vez, você precisa avaliar sua organização de todos os ângulos. Nosso modelo de planejamento estratégico da força de trabalho fornece uma visão geral de alto nível de suas metas atuais e futuras, necessidades de pessoal e requisitos de treinamento. A partir daí, você pode criar uma direção estratégica e implementar iniciativas para melhorar sua organização e promover uma experiência moderna do funcionário.

um modelo para conduzir o planejamento estratégico da força de trabalho.

2. Modelo de plano de desenvolvimento da força de trabalho

Melhor para o desenvolvimento do funcionário

Para permanecerem competitivas no mercado, as empresas precisam investir em seus funcionários. Use este modelo para avaliar membros individuais da equipe para ter uma noção de suas metas de carreira e de qualquer treinamento ou medidas que precisem ser tomadas. Esse plano de desenvolvimento também pode desempenhar um papel útil na retenção, identificando novos conjuntos de habilidades e mapeamento da jornada de experiência do funcionário.

um modelo para conduzir o desenvolvimento da força de trabalho.

3. Modelo de análise de lacunas da força de trabalho

Melhor para identificar oportunidades de treinamento para funcionários e equipes

Com esse modelo, as empresas podem identificar lacunas e carências nos níveis de habilidades dos funcionários e da organização. O modelo inclui espaço para a proficiência desejada, planos de ação para melhorias e cronogramas. Quando uma empresa conhece as habilidades e as deficiências de seus funcionários, ela pode se envolver em exercícios de treinamento e suplementação de produtos para ajudá-los a desempenhar suas funções com mais eficiência.

um modelo para realizar a análise de lacunas da força de trabalho

4. Modelo de plano de transição da força de trabalho

Melhor para aposentadorias planejadas e outras mudanças de função planejadas

A mudança na força de trabalho é inevitável. As organizações devem planejar adequadamente as aposentadorias e demissões, especialmente para funções de alto nível. Completo com listas de verificação e datas de transição, este modelo pode ajudar uma empresa a planejar futuras mudanças de função para garantir que os novos funcionários não percam nada em suas novas funções.

um modelo para a criação de planos de transição da força de trabalho

5. Modelo de previsão de mão de obra

Melhor para prever futuras necessidades de mão de obra

As empresas precisam planejar as tendências internas e externas que afetam as operações diárias futuras. Esse modelo apresenta entradas e perguntas que lhe permitem analisar de forma abrangente os dados demográficos e o status da sua força de trabalho. Isso pode ajudá-lo a criar planos de ação e regimes de treinamento eficazes para você e seus funcionários.

um modelo para realizar previsões de mão de obra.

6. Modelo de análise individual da força de trabalho

Melhor para analisar uma força de trabalho em um nível mais individual

Use o modelo de análise individual da força de trabalho para avaliar sua força de trabalho como uma soma de suas partes. Insira as informações dos funcionários para ver uma comparação lado a lado da experiência da equipe e do departamento, nível de habilidade, salário e muito mais. Esse processo pode destacar áreas de melhoria e ajudar as empresas a definir novas metas estratégicas e implementar iniciativas de desenvolvimento dos funcionários – fatores que podem melhorar o engajamento dos funcionários.

um modelo para a realização de análises individuais da força de trabalho.

7. Modelo de força de trabalho de atendimento ao cliente

Melhor para examinar os níveis de atendimento ao cliente do departamento

Proporcionar uma excelente experiência do cliente (CX) deve estar no topo da lista de prioridades de todas as empresas. A forma como você trata e atende os clientes afeta diretamente o sucesso na aquisição de novos negócios e na construção de relacionamentos de longo prazo. Nosso modelo de força de trabalho de atendimento ao cliente tem entradas para analisar as seis métricas de atendimento ao cliente que toda equipe de suporte deve acompanhar.

um modelo para realizar a análise da força de trabalho de atendimento ao cliente.

Como apresentar um modelo de planejamento da força de trabalho para a sua equipe

Criar um modelo de planejamento da força de trabalho bem-sucedido é apenas metade da batalha. Certifique-se de que sua organização se comprometa com a nova estratégia para que as operações ocorram conforme o planejado. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Criar uma visão unificada

Cada membro da equipe precisa estar alinhado com seu modelo de planejamento da força de trabalho. Compartilhe com as partes interessadas chave – como gerentes, profissionais de RH, chefes de Departamento, sua central de suporte interna coletiva e outros membros relevantes da sua Organização – para que todos saibam o propósito da sua nova estratégia. É possível garantir uma implementação tranquila quando todos os funcionários estão na mesma página e entendem suas funções no plano de força de trabalho.

Estabelecer padrões de referência para o sucesso

Os modelos de planejamento da força de trabalho podem gerar sucesso organizacional, mas sua eficácia depende de seus próprios parâmetros de referência. Não introduza apenas um novo modelo – introduza-o com indicadores-chave de desempenho (KPIs) e dados da força de trabalho claros e mensuráveis. Ao definir metas, você dá à sua organização a direção necessária para maximizar totalmente sua nova estratégia.

Mantenha-se flexível

O fato de você desenvolver um modelo de planejamento da força de trabalho não significa que ele seja o ponto principal e definitivo de sua estratégia organizacional. Com o passar do tempo, verifique os benchmarks estabelecidos anteriormente para monitorar seu desempenho. Se você precisar fazer ajustes na estratégia, não se sinta preso ao seu plano atual e revise-o, se necessário.

Explore ferramentas externas como software de help desk ou software de experiência do funcionário se achar que isso tornará sua organização produtiva.

Otimize o planejamento e o gerenciamento da força de trabalho com o Zendesk e o Tymeshift

Os modelos de planejamento da força de trabalho podem ajudá-lo a estabelecer uma dinastia organizacional, mas são apenas uma peça do quebra-cabeça. O gerenciamento da força de trabalho (WFM) é um conjunto de processos que as empresas usam para gerenciar funcionários e recursos e otimizar a produtividade – e as estratégias de WFM podem informar seu planejamento.

Dito isso, a execução do WFM pode consumir muito tempo, especialmente se você estiver usando planilhas. Quando você gerencia pessoas, realiza agendamentos e precisa entender a atividade de seus funcionários, uma ferramenta de WFM pode ajudar – é aí que nós entramos.

Para expandir nossos recursos de atendimento ao cliente de classe mundial, adquirimos a Tymeshift, uma solução de gerenciamento da força de trabalho criada especialmente para a Zendesk. Com o poder de ambos os produtos, você pode criar um ecossistema de gerenciamento da força de trabalho e de suporte ao cliente que pode otimizar suas operações.

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