Os clientes internos — os colaboradores — também são de grande importância para as empresas. Por isso, é preciso pensar em estratégias e adotar ferramentas que melhorem a experiência deles. Um bom exemplo é a Plataforma Zendesk para RH.
Mas antes de falar sobre essa solução, vamos a alguns insights sobre a experiência do colaborador (employee experience), um fator que, segundo o relatório da Zendesk, 87% dos gestores de CX é crucial na atração e retenção de talentos.
Além disso, assim como os clientes esperam receber um atendimento omnichannel otimizado, essa expectativa também invadiu o local de trabalho. O mesmo relatório citado acima diz que a experiência dos funcionários é uma prioridade para 79% dos gestores.
E isso não é nenhuma surpresa, dada a omnipresença dos aplicativos e atendimento por vários canais, como telefone e e-mail, mas também chat e plataformas como o X (ex-Twitter).
Quer aprender mais sobre como a experiência do colaborador otimizada pode melhorar os seus processos? Então, continue lendo, porque neste artigo você confere as principais tendências em RH e tecnologia e ainda como a Plataforma Zendesk para RH pode ajudar a sua equipe!
Qual o impacto da experiência do colaborador para as empresas?
Entregar uma experiência do colaborador otimizada deve ser prioridade para as empresas. Isso porque a satisfação do cliente interno é um fator determinante para o sucesso das organizações, uma vez que sua experiência afeta o funcionamento como um todo.
Afinal, colaboradores felizes são 12% mais produtivos segundo um artigo da Managment Science, o que afeta diretamente na qualidade do serviço prestado.
Fora isso, investir na experiência do colaborador ajuda na retenção de talentos. Ou seja, evita a perda de funcionários valiosos. Como consequência, uma redução da rotatividade e ainda uma atração de pessoas qualificadas e interessadas em trabalhar na sua empresa.
Aprenda mais neste artigo: employee experience — ferramentas + como aplicar + como medir!
Quais são as principais tendências na experiência do colaborador?
Como falamos, as empresas estão se preocupando com a experiência do colaborador. Por isso, 61% está investindo cada vez mais em estratégias e ferramentas para otimizar o dia a dia e a comunicação interna, estimulando o surgimento de tendências para a área, segundo o relatório da Zendesk.
Confira algumas das principais a seguir!
1. Experiência do funcionário em foco
Foi-se o tempo em que a experiência do colaborador ficava em segundo plano. Agora, esse conceito está em foco, já que as empresas compreendem o papel que sua equipe desempenha na busca pelo sucesso.
79% dos profissionais da área dizem que a experiência será o foco das organizações no futuro próximo e 61% esperam um aumento nos investimentos na área, segundo o relatório.
2. Personalização do suporte
Uma das tendências em RH e tecnologia é oferecer uma comunicação mais precisa e personalizada para os colaboradores.
A propósito, o estudo da Zendesk mostrou que 81% dos líderes da área dizem que a personalização é uma forma de aumentar os níveis de satisfação das equipes.
O objetivo disso é facilitar a resolução de problemas internos para os funcionários não precisem perder tempo com as solicitações.
A personalização melhora a comunicação interna, já que oferece um suporte pessoal e direcionado para o perfil de cada colaborador e estimula a participação e troca de informações.
3. Inteligência Artificial
A inteligência artificial ( IA) também aparece como uma das tendências de ferramentas para engajamento de colaboradores.
A tecnologia ajuda a reduzir as tarefas manuais repetitivas, e permite que os agentes fiquem livres para focar em atividades mais complexas.
Além disso, o relatório CX Trends 2024 diz que mais de 70% dos líderes veem a inteligência artificial como um suporte para os colaboradores. Para 62%, a tecnologia dará acesso a dados para personalizar o atendimento e 44% acredita que tornará a comunicação mais eficiente, com respostas mais assertivas.
>>>> Veja mais: inteligência artificial para negócios – entenda quais os impactos!
4. Integração de ferramentas de RH
O objetivo da integração é garantir que as equipes tenham acesso a sistemas conectados (como chat on-line e bots de atendimento) que facilitem o acesso e compartilhamento de informações e ainda possam ser acessados de qualquer lugar, para uma experiência mais completa e satisfatória.
5. Ferramentas preditivas
Trata-se de sistemas capazes de analisar os dados sobre os colaboradores e a empresa e, assim, entregar insights que ajudam na tomada de decisões.
Por exemplo, é possível usá-las para analisar a necessidade de aumentar a equipe ou oferecer um treinamento específico.
Nesse sentido, as ferramentas preditivas vêm para suprir uma necessidade dos negócios, já que esse é um processo trabalhoso de ser feito manualmente e passível de muitos erros. E isso não é achismo, já que o relatório CX Trends 2024 da Zendesk também diz que 69% dos líderes de CX falam que prever as necessidades da equipe é um grande desafio.
>>>> Aproveite para ler: estratégia de employee experience — confira como montar a sua!
Como a Plataforma Zendesk para RH pode ajudar sua equipe?
A experiência do colaborador pode influenciar os resultados da sua empresa. Então, que tal adotar uma ferramenta que pode te ajudar a colocar as tendências que viu até aqui em prática?
A Plataforma Zendesk para RH é uma solução intuitiva que permite dimensionar o suporte e manter os funcionários engajados por todo o ciclo de vida das suas funções na empresa.
Além disso, o Zendesk oferece insights poderosos. Por exemplo, sobre como as equipes de RH podem aprimorar seu desempenho com autoatendimento inteligente, automação e integração de processos. E tudo isso de maneira centralizada, em uma única plataforma.
Ainda não está convencido do potencial da Plataforma Zendesk para RH? Então, aproveite para conferir este guia de implementação Zendesk para RH e aprenda como usar a ferramenta para alavancar os resultados da sua equipe.
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