Os leads representam clientes potenciais que expressaram interesse em seu produto ou serviço ou correspondem ao perfil do seu público-alvo. Eles são incrivelmente valiosos, pois marcam o início da jornada de um cliente para a compra.
Há dois tipos de leads:
- Leads de entrada: Esses indivíduos descobriram seu produto ou serviço por meio de seus esforços de marketing de entrada ou pesquisando soluções on-line. Muitas vezes, eles estão mais preparados para comprar porque buscaram ativamente informações.
- Leads de saída: Sua empresa usa estratégias de marketing proativas para identificar e entrar em contato com esses clientes potenciais. Ao contrário dos leads de entrada, eles podem não ter mostrado interesse inicial e muitas vezes exigem mais dinamismo para reconhecer a necessidade do seu produto ou serviço.
Quando os parceiros veiculam campanhas do Zendesk para gerar leads de entrada, eles podem usar um link exclusivo de rastreamento para direcioná-los a uma página de destino ou a um formulário. Os leads capturados por meio desse método aparecerão automaticamente na seção Exibir leads do Zendesk Partner Connect.
Para maximizar o potencial de seus leads, você deve gerenciá-los de forma eficiente e convertê-los em oportunidades. Este guia abrangente ajudará você a explorar o processo e alcançar o sucesso.
Visualização de leads
Os parceiros podem adicionar links exclusivos de rastreamento a qualquer página do Zendesk.com com um formulário (como solicitações de demonstração, registro de eventos da Zendesk ou formulário de download de conteúdo) para gerar leads. Você pode ver os leads gerados por meio do seu link exclusivo de rastreamento na seção Exibir leads. Antes de entrar em contato com qualquer lead, consulte os Termos e Condições relacionados aos leads da Zendesk para manter a conformidade e garantir um processo tranquilo. Aqui estão algumas dicas para encontrar seus leads:
Exporte a lista de leads usando o botão Exportar na parte inferior da página.
Utilize o filtro Última atualização ou Criado, à direita, para visualizar leads com base na data da última atualização ou criação.
Se você estiver testando seu link exclusivo de rastreamento antes de lançar uma campanha, observe que leva cerca de 20 minutos para que os leads apareçam na seção Exibir leads. Para evitar confusão, recomendamos esperar 30 minutos antes de enviar outro teste.
Como gerenciar leads
Depois que um lead for criado, você receberá uma notificação por e-mail direcionando para a página Exibir leads. Veja como proceder:
Primeiro, selecione o lead e revise ou edite as informações do usuário final, se necessário. Isso garante que todos os detalhes estejam corretos antes de você agir.
Em seguida, decida se aceita ou rejeita o lead. Se você planeja acompanhar o lead, aceite-o para ver todos os detalhes do cliente potencial: é o seu sinal verde para iniciar o engajamento. Se você não planeja acompanhar o lead, rejeite-o. Isso removerá o lead da sua fila e poderá fazer com que o Zendesk o reatribua a outro parceiro.
Principais dicas para acompanhamento de leads
Converter leads em oportunidades com eficiência depende de um plano estratégico de acompanhamento. Aqui está uma lista concisa de dicas, mas impactante:
- Priorize a qualidade, não a quantidade. Mantenha as mensagens curtas e relevantes para não sobrecarregar o cliente potencial (considere fazer um resumo dos pontos principais).
- Mantenha o tom de conversa: Não deixe parecer um discurso de vendas ou uma apresentação de produto. Use um tom amigável e informal e concentre-se em construir relacionamentos em vez de pressionar por uma venda imediata.
- Use o poder da IA: Use a IA para criar mensagens, incorporar histórias de clientes, pesquisar funções e contas, resumir perfis do LinkedIn e muito mais.
- Personalize suas mensagens: Personalize suas mensagens de acompanhamento para atender às necessidades e aos interesses exclusivos de cada lead. Mensagens genéricas são impessoais e podem diminuir o engajamento.
- Assuma uma abordagem multicanal: Para alcançar os leads, use vários canais de comunicação, como e-mail, telefonemas, redes sociais e até mesmo mensagens de texto. Diferentes leads podem preferir diferentes canais. Confira as dicas profissionais abaixo para obter recursos que estimulem seus leads.
- Inclua uma chamada à ação (CTA) bem clara: Informe claramente a próxima etapa desejada nas comunicações de acompanhamento. Seja agendando uma chamada, participando de um webinar ou experimentando uma demonstração, facilite a ação dos leads.
- Apresente uma forte proposta de valor: Apresente uma proposta de valor convincente que ilustre claramente por que os clientes potenciais devem optar por trabalhar com você em vez de com outros parceiros. Mostre nosso relacionamento estabelecido, sua experiência especializada, serviços adicionais oferecidos e os principais setores que você atende. Com muitas opções disponíveis para clientes potenciais, sua proposta de valor deve se destacar e diferenciá-lo da concorrência.
Leitura recomendada: Confira nossos scripts de cold calling para obter mais dicas e truques de acompanhamento.
Como converter leads em oportunidades
Depois de entrar em contato e qualificar um lead, é hora de convertê-lo em uma oportunidade. Veja como a seguir:
Depois de aceitar o lead, preencha os campos obrigatórios no formulário para fornecer à equipe da Zendesk informações sobre a oportunidade.
- Clique no botão Converter em registro de oportunidade. O lead passará de Oportunidades → Oportunidades com aprovação pendente e será encaminhado a um representante da Zendesk para aprovação. Depois de aprovado, o lead passará de Oportunidades → Registros de oportunidades abertas e a Zendesk trabalhará com sua equipe para concluir o negócio.
Pronto para agir?
Depois de adicionar seu link exclusivo de rastreamento a qualquer página do Zendesk.com com um formulário de geração de leads, faça login no Partner Connect para analisar seus leads. Aceite ou rejeite-os conforme necessário e faça o acompanhamento para criar oportunidades. Juntos, podemos converter esses leads em negócios de sucesso e alcançarmos todos o sucesso.