Ir para o conteúdo principal

Política de privacidade

Em vigor a partir de 6 de dezembro de 2021, a Zendesk, Inc., (“Zendesk”) e suas subsidiárias, (em conjunto, “Grupo Zendesk”, “nós”, “nos/conosco” ou “nosso(a)(s)”) atualizaram a nossa Política de cookies (“Política”). Para consultar versões anteriores da nossa Política de cookies, clique aqui e aqui.

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO

  2. Âmbito desta Política

  3. Informações que você nos fornece

  4. Informações que coletamos de você em nossos sites

  5. Informações coletadas a partir de outras fontes

  6. Como utilizamos as informações que coletamos

  7. Compartilhamento de informações coletadas

  8. . Transferências internacionais de Dados pessoais
  9. . Outras informações importantes sobre privacidade
  10. . Como exercer os seus direitos de proteção de dados
  11. . Dados pessoais de menores
  12. Transações Comerciais

  13. Termos e Condições Suplementares para Determinadas Regiões

  14. Alterações a esta Política

  15. entre em contato conosco

  16. Soberania da versão em inglês

1. Introdução

Esta Política detalha o nosso compromisso com a proteção da privacidade das pessoas que:

  1. visitam nossos Sites (definidos abaixo) (“Visitantes dos Sites”) ou pessoas que nos solicitam contato por meio dos nossos formulários on-line na Internet;

  2. quem se registrar para usar os produtos e serviços que comercializamos para assinatura disponíveis em www.zendesk.com (os “Serviço(s)”); ou

  3. participe ou cadastre-se para participar de webinários, eventos patrocinados ou outros eventos dos quais o Grupo Zendesk participa (“Participantes”).

Para os fins desta Política, o termo “Sites” refere-se coletivamente à página www.zendesk.com, bem como a outros sites que o Grupo Zendesk opera e que dispõem de links para esta Política. Esta Política descreve como o Grupo Zendesk coleta, usa, compartilha e protege os dados pessoais fornecidos por você. Ela também descreve suas opções relacionadas ao uso, acesso e correção dos seus dados pessoais.

2. Âmbito desta Política

Aplicações desta Política:

Além dos Sites que fazem referência a esta Política, esta Política se aplica ao que segue:

  • Zendesk Marketplace, que é um marketplace online para aplicativos web sob demanda utilizados em conjunto com alguns dos Serviços. O Grupo Zendesk e terceiros podem publicar aplicativos para o Zendesk Marketplace. Quando publicamos um aplicativo, e esse aplicativo faz referência a esta Política, aplica-se esta Política. Quando um terceiro publica um aplicativo, aplica-se a política de privacidade do terceiro.
  • O Portal Zendesk Developer, que permite aos assinantes criar aplicativos web e outras integrações com os nossos Serviços. Para os fins desta Política, “Assinante” refere-se a uma pessoa física ou jurídica que tenha celebrado um Contrato de prestação de serviços (definido abaixo) para utilizar os nossos Serviços.

Quando esta política não se aplica – sites de terceiros:

Os nossos Sites podem conter links para outros sites. As práticas de informação e o conteúdo desses outros sites são regidos pelas declarações de privacidade desses outros sites. Recomendamos que você analise as declarações de privacidade dos outros sites para conhecer as práticas deles com relação às informações.

Quando esta Política não se aplica – Dados do serviço:Com a exceção das Informações da Conta (como definido abaixo) e outras informações que coletamos em relação ao seu cadastro ou autenticação em nossos Serviços, esta Política não se aplica às nossas práticas de segurança e privacidade em relação aos dados eletrônicos, texto, mensagens, comunicações ou outros materiais enviados e armazenados dentro dos Serviços por você (“Dados do Serviço”). A segurança dos Dados do Serviço e as práticas de privacidade são detalhadas e governadas por nosso Acordo Geral de Assinatura, disponível aqui, ou outros acordos aplicáveis entre você e qualquer membro do Grupo Zendesk relacionado ao seu acesso e seu uso desses Serviços (coletivamente referidos como o “Acordo de Serviço”).

Os Assinantes dos nossos Serviços são os únicos responsáveis por estabelecer políticas e assegurar a conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis, bem como por todas e quaisquer políticas de privacidade, acordos ou outras obrigações relacionadas à coleta de dados pessoais em conexão com o uso dos nossos Serviços, por parte dos indivíduos (também referidos por “titulares dos dados”) com quem nossos Assinantes interagem.

Coletamos informações mediante instruções dos nossos Assinantes, e não temos relação direta com indivíduos cujos dados pessoais processamos em conexão com o uso dos nossos Serviços pelos nossos Assinantes. O uso das informações coletadas por meio dos nossos Serviços será limitado ao propósito de fornecer o serviço para o qual os Assinantes contrataram um membro do Grupo Zendesk. Se você interage com um Assinante usando os nossos Serviços (como cliente ou usuário de um dos nossos Assinantes) e precisa de ajuda, deseja alterar suas informações de contato ou não deseja mais ser contatado por um Assinante que usa nossos Serviços, entre em contato com o Assinante com o qual você interage diretamente.

3. Informações que você nos fornece

Informações de conta e cadastro:Solicitamos e podemos coletar dados pessoais a seu respeito, como seu nome, endereço, número de telefone, e-mail, ID de mensagem instantânea e informações de cartão de crédito, bem como certas informações relacionadas, como o nome da sua empresa e nome do site, ao cadastrar uma conta para acessar ou utilizar um ou mais dos nossos Serviços (“Conta”). Também solicitamos e coletamos dados pessoais, como endereço de e-mail e nome ou pseudônimo de qualquer indivíduo que você autorizar a fazer login e utilizar os nossos Serviços em conexão com a sua conta (“Representante” ou “Usuário final”, conforme definido no Contrato de Serviço). Baseamos o processamento dos seus dados pessoais nos nossos interesses legítimos, para oferecer a você a funcionalidade necessária durante a utilização do(s) nosso(s) Serviço(s).

Caso você tenha se cadastrado para uma Conta teste gratuita, você não precisa fornecer as suas informações de cartão de crédito a menos e até que decida continuar a utilizar os nossos Serviços através de uma assinatura paga. Os serviços de um terceiro intermediário são utilizados para a realização do processamento de cartão de crédito. Esse intermediário não tem permissão para armazenar, reter ou utilizar as suas informações de cobrança para nenhuma finalidade além do processamento de cartão de crédito em nosso nome.

Referimo-nos às informações descritas acima como “Informações de conta” para os fins desta Política. Ao nos fornecer voluntariamente as Informações de conta, você declara que é o proprietário dos dados pessoais ou que tem o consentimento necessário para nos fornecer tais dados.

Outros envios:Solicitamos e podemos coletar seus dados pessoais quando você envia formulários on-line em nossos sites ou quando usa recursos interativos dos sites, como a participação em webinars, pesquisas, concursos, promoções, sorteios, solicitação de suporte ao cliente ou comunicações conosco. Processamos os seus dados pessoais para cumprir o nosso contrato com você quanto ao uso dos nossos sites e Serviço(s) e para cumprir as nossas obrigações no âmbito do Contrato de Serviço. Para os casos em que não celebramos o Contrato de Serviço, baseamos o processamento de seus dados pessoais segundo nossos interesses legítimos para operar e administrar os nossos sites e para oferecer o conteúdo acessado e solicitado por você.

Informações do participante:Solicitamos e podemos coletar dados pessoais como seu nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail quando de sua inscrição ou participação em um evento patrocinado ou outros eventos dos quais participe qualquer membro do Grupo Zendesk, no intuito de facilitar sua inscrição ou participação no evento, inclusive o envio de comunicados pertinentes a você.

Aplicativo móvel:Quando você ou seus Agentes baixam e usam nossos Serviços, coletamos automaticamente informações como o tipo de dispositivo que você usa, a versão do sistema operacional do dispositivo, a operadora de celular que facilita a conexão com o aplicativo móvel e o país de origem da conexão, para cumprir nossas obrigações de acordo com nosso Acordo Geral de Assinatura com nossos Assinantes.

4. Informações que coletamos de você em nossos sites

Cookies e outras tecnologias de rastreamento:Nós e nossos parceiros autorizados podemos utilizar cookies e outras tecnologias de coleta de informações para diversos fins. Essas tecnologias poderão nos fornecer dados pessoais, informações sobre dispositivos e redes que você utiliza para acessar nossos sites e outras informações referentes às suas interações com nossos Sites. Para obter informações detalhadas sobre o uso de cookies nos nossos sites e como gerenciar suas configurações de cookies, leia e revise a nossa Política de Cookies, disponibilizada aqui.

Podemos utilizar web beacons, tags e scripts nos nossos Sites ou em e-mail ou outras formas de comunicação eletrônica que enviamos para você. Essas tecnologias nos auxiliam no fornecimento de cookies, na contagem de acessos aos nossos Sites, a entender o uso e a efetividade de campanhas e a saber se um e-mail foi aberto e se alguma ação foi realizada com relação a ele. Podemos receber relatórios com base no uso dessas tecnologias pelos nossos prestadores de serviços terceirizados individulamente ou de forma agregada.

Utilizamos Armazenamento local, como HTML e Objetos compartilhados locais (“LSOs”, também conhecidos como cookies Flash) para armazenar informações e preferências de conteúdo. Vários navegadores podem oferecer suas próprias ferramentas de gerenciamento para remoção de HTML. Terceiros com quem estabelecemos parcerias fornecem certos recursos ao nosso site ou utilizam LSOs, como HTML e Flash, para coletar e armazenar informações visando exibir propagandas baseadas na sua atividade de navegação na internet. Para obter mais informações sobre como gerenciar cookies Flash, clique aqui.

Temos parcerias com terceiros para exibir publicidade nos Sites ou administrar nossa publicidade em outros sites. Nossos parceiros externos também podem utilizar tecnologias como cookies, web beacons, tags, flash, HTML5, scripts ou outras tecnologias de rastreamento para coletar informações sobre suas atividades em nossos Sites e outros sites, para sugerir anúncios com base em seus interesses e suas atividades na internet. Se não desejar que essas informações sejam utilizadas para o objetivo de oferecer anúncios baseados em seus interesses, você pode optar pela desativação clicando aqui e aqui (ou, se estiver localizado na União Europeia, você pode optar pelo uso dos cookies clicando aqui). Note que isto não exclui você de receber anúncios e você continuará a receber anúncios genéricos não direcionados.

Registros:Como acontece com a maioria dos sites e serviços fornecidos pela internet, reunimos certas informações e as armazenamos em arquivos de registro quando você interage com nossos Sites e Serviços. Essas informações incluem endereços de protocolo de internet (internet protocol, IP), bem como tipo de navegador, provedor de serviços de internet, URLs de páginas de referência/saída, sistema operacional, registro de data/hora, informações que você pesquisa, localidade e preferências de idioma, números de identificação associados aos seus dispositivos, sua operadora de celular e informações de configuração do sistema. Eventualmente, conectamos dados pessoais às informações coletadas em nossos arquivos de registro, conforme necessário para melhorar nossos Sites e Serviços. Nesses casos, trataríamos as informações combinadas de acordo com esta Política.

AnáliseColetamos informações de análises quando você usa os Sites para nos ajudar a melhorá-los, inclusive por meio do uso de cookies. Também podemos compartilhar dados agregados e/ou anonimizados sobre as suas ações nos nossos Sites com provedores de serviços terceirizados de serviços de análise. Também usamos um software móvel de analítica para nos permitir compreender melhor a funcionalidade das versões móveis dos nossos Serviços no seu dispositivo móvel. Esse software pode registrar informações como a frequência com que você utiliza o aplicativo, eventos que ocorrem no aplicativo, utilização agregada, dados de desempenho e de onde o aplicativo foi baixado. Não vinculamos as informações armazenadas no software de analítica a quaisquer informações pessoais identificáveis que você tenha enviado pelo aplicativo móvel.

5. Informações coletadas a partir de outras fontes

Widgets de mídias sociais:

Os Sites incluem recursos de mídias sociais, como o botão “curtir” do Facebook, e widgets, como o botão “compartilhar” ou miniprogramas interativos que são executados nos nossos Sites. Esses recursos podem coletar o seu endereço de protocolo de internet (Internet Protocol, IP), quais página dos Sites você está acessando, e pode configurar um cookie para permitir que o recurso funcione adequadamente. Os widgets e recursos de mídias sociais podem ser hospedados por um terceiro ou diretamente nos Sites. As suas interações com esses recursos são regidas pela declaração de privacidade das empresas que os fornecem.

Informações de serviços prestados por terceiros:Também podemos obter outras informações, inclusive dados pessoais, de terceiros e combiná-las com as informações que coletamos por meio dos nossos Sites. Por exemplo, podemos ter acesso a certas informações de uma mídia social de terceiros ou serviço de autenticação, se você acessar nossos Serviços por meio do referido serviço ou, de outra forma, fornecer acesso às informações do serviço. Qualquer acesso que possamos ter a informações de uma mídia social de terceiros ou serviço de autenticação está de acordo com os procedimentos de autorização determinados por esse serviço. Se você nos autorizar a nos conectarmos a um serviço de terceiros, acessaremos e armazenaremos seu nome, endereço(s) de e-mail, cidade onde se localiza no momento, URL da foto do perfil e qualquer outro dado pessoal que o serviço de terceiros nos disponibilizar, usar e divulgar de acordo com esta Política. Você deve verificar suas configurações de privacidade nesses serviços de terceiros, para compreender e alterar as informações enviadas a nós por meio desses serviços. Por exemplo, você poderá optar por fazer login nos Serviços usando os serviços de login único, como o Facebook Connect ou um provedor de Open ID.

Esses serviços de login único autenticarão sua identidade com a opção de compartilhar conosco certos dados pessoais (como nome e endereço de e-mail) e preencherão previamente nosso formulário de cadastro. Serviços como o Facebook Connect oferecem a você a opção de publicar informações sobre suas atividades nos Serviços no seu perfil do Facebook para compartilhar com outras pessoas da sua rede de contatos.

6. Como utilizamos as informações que coletamos

Usos em geral: Podemos usar as informações que coletamos a seu respeito (inclusive dados pessoais, na extensão aplicável) para cumprir nossas obrigações nos termos do Contrato de Serviço celebrado com você e com base em interesses legítimos, inclusive (a) fornecer, operar, manter, aprimorar e promover os Sites e os Serviços; (b) permitir que você acesse e use os Sites e os Serviços; (c) processar e concluir operações e enviar informações relacionadas, inclusive confirmações de compra e faturas; (d) enviar mensagens operacionais, inclusive respostas aos seus comentários, perguntas e solicitações; oferecer atendimento e suporte ao cliente; e enviar a você avisos técnicos, atualizações, alertas de segurança e mensagens de suporte e administrativas; (e) enviar comunicações promocionais a você, como informações sobre produtos e serviços, recursos, pesquisas, boletins informativos, ofertas, promoções, concursos e eventos; e disponibilizar outras notícias ou informações sobre nós e nossos parceiros (você pode optar por não receber nossas comunicações de marketing, acessando https://go.zendesk.com/unsubemail
e fornecendo os nomes/endereço(s) de e-mail que você gostaria que fossem removidos dos nossos bancos de dados de marketing e adicionados à nossa lista "Não entrar em contato", ou seguindo as instruções de cancelamento de assinatura incluídas nas nossas comunicações de marketing) (f) processar concursos ou sorteios e entregar os respectivos prêmios; (g) monitorar e analisar tendências, uso e atividades em conexão com os Sites e Serviços e para fins de marketing ou publicidade; (h) investigar e prevenir operações fraudulentas, acesso não autorizado aos Sites e Serviços, e outras atividades ilegais; (i) personalizar os Sites e Serviços, inclusive o fornecimento de recursos ou anúncios que correspondam aos seus interesses e preferências; e (j) para outros fins para os quais obtenhamos o seu consentimento.

Base jurídica para o processamento (apenas visitantes provenientes do EEE):Se você residir no Espaço Econômico Europeu (“EEE”), o fundamento jurídico para coletar e usar os dados pessoais descritos acima dependerá dos dados pessoais em questão e do contexto específico em que os coletamos.

No entanto, normalmente coletaremos seus dados pessoais somente quando precisarmos deles para cumprir um contrato (p. ex., para prestar os nossos Serviços), em que o processamento é do nosso interesse legítimo e não se anula pelos seus interesses de proteção de dados ou direitos e liberdades fundamentais, ou mediante seu consentimento. Em alguns casos, também poderemos ter a obrigação judicial de coletar seus dados pessoais.

Se pedirmos que você forneça dados pessoais para cumprir uma obrigação judicial ou para firmar um contrato com você, esta informação será claramente comunicada no momento relevante e avisaremos se o fornecimento de seus dados pessoais é obrigatório ou não (assim como as possíveis consequências em caso de não fornecimento).

Da mesma forma, se coletarmos e usarmos seus dados pessoais com base nos nossos interesses legítimos (ou de terceiros), no momento devido comunicaremos a você, com clareza, os motivos do uso de seus dados pessoais. Se processarmos dados pessoais com o seu consentimento, você poderá retirá-lo a qualquer momento.

Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações sobre o fundamento jurídico que nos ampara para coletarmos e usarmos seus dados pessoais, entre em contato conosco usando as informações de contato na seção “Contato” abaixo.

7. Compartilhamento de informações coletadas

PROVEDORES DE SERVIÇO TERCEIRIZADOSCompartilhamos informações, inclusive dados pessoais, com prestadores de serviços terceirizados que fornecem hospedagem e manutenção dos nossos Sites, desenvolvimento de aplicativos, backup, armazenamento, processamento de pagamentos, análises e outros serviços. Esses prestadores de serviços terceirizados poderão acessar ou processar seus dados pessoais com a finalidade de nos fornecer esses serviços. Não permitimos que nossos prestadores de serviços terceirizados usem os dados pessoais que compartilhamos com eles para fins de marketing ou qualquer outro fim que não seja em conexão com os serviços que eles nos fornecem.

Também podemos compartilhar informações agregadas e/ou anonimizadas em relação ao seu uso dos Serviços com terceiros, para propósitos de marketing, com base em nosso interesse legítimo de desenvolver e promover Serviço(s). Contudo, nunca identificaríamos você, seus Agentes ou Usuários Finais como a fonte das informações.

Podemos coletar, bem como podemos contratar provedores de análise terceirizados para coletar, métricas e informações relacionadas ao seu uso do Serviço, inclusive avaliar como os Representantes e Usuários finais usam o Serviço (“Dados de uso”) para desenvolver novos recursos, melhorar os recursos existentes ou informar estratégias de vendas e marketing, com base no nosso interesse legítimo de melhorar os Serviços. Ao processarmos os Dados de uso, todos os dados pessoais serão anonimizados. Os provedores de análise terceirizados não compartilharão ou divulgarão Dados de uso, embora possamos disponibilizar Dados de uso ao público ao longo do tempo.

Conformidade com as leis e Solicitações de aplicação da lei; Proteção de nossos direitos:Em determinadas circunstâncias, podemos ser obrigados a divulgar seus dados pessoais em resposta a solicitações válidas das autoridades públicas, inclusive para cumprir exigências de segurança nacional ou aplicação da lei. Podemos divulgar dados pessoais para responder a intimações, ordens judiciais ou processos judiciais, ou para estabelecer ou exercer nossos direitos, ou nos defender contra reivindicações judiciais. Também podemos compartilhar essas informações se acreditarmos serem necessárias para investigar, prevenir ou tomar providências frente a atividades ilícitas, suspeitas de fraude, situações que envolvam possíveis ameaças à segurança física de qualquer pessoa, violações ao nosso Contrato de Serviço ou de outra forma, conforme exigido por lei.

Depoimentos:Periodicamente, podemos publicar depoimentos nos Sites que podem conter dados pessoais. Sempre buscaremos seu consentimento para publicar seu nome junto ao seu depoimento. Se desejar atualizar ou excluir seu depoimento, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com.

Indicações:Se você optar por usar nosso serviço de indicação para informar um amigo sobre nossos produtos e serviços, pediremos o nome e o endereço de e-mail de seu amigo. Você só deve fornecer o nome e o endereço de e-mail de seu amigo se tiver uma convicção razoável de que ele não se oporá a que entremos em contato com ele. Se o fizer, enviaremos automaticamente um e-mail a seu amigo, convidando-o a visitar os Sites e armazenaremos essas informações com a finalidade de enviar este e-mail inicial, acompanhando o sucesso do programa de indicação e outras atividades de marketing. Uma pessoa indicada por você pode entrar em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com para solicitar a remoção das informações de contato dela dos nossos bancos de dados.

Fóruns da comunidadeOs Sites poderão oferecer blogs de acesso público, fóruns da comunidade, seções de comentários, fóruns de discussão ou outros recursos interativos (“Áreas interativas”). Observe que qualquer informação publicada em uma Área interativa pode ser lida, coletada e usada por outras pessoas que a acessarem. Para solicitar a exclusão dos seus dados pessoais de uma Área interativa, entre em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com. Em alguns casos, talvez não seja possível excluir os seus dados pessoais. Nesses casos, informaremos a impossibilidade de excluí-los e o porquê.

Informações de compartilhamento do Grupo Zendesk:Poderemos compartilhar informações, inclusive dados pessoais, com qualquer membro do Grupo Zendesk, e eles usarão essas informações apenas para os fins já descritos nesta Política.

Para comercializar os nossos Serviços: Poderemos compartilhar informações, inclusive dados pessoais, com nossos parceiros de canais, exclusivamente com o propósito de capacitá-los a notificar você sobre os nossos Serviços. A Zendesk exige que os parceiros de canais ofereçam uma opção de exclusão nas comunicações que estabelecem com você. Por meio da exclusão, você deixará de receber comunicações futuras dos nossos parceiros de canais.

Com seu consentimento:Também poderemos compartilhar dados pessoais com terceiros, se tivermos o seu consentimento para tanto.

8. Transferências internacionais de Dados pessoais

Não compartilharemos seus dados pessoais com terceiros, salvo se necessário para atender a uma solicitação sua, para satisfazer nossas necessidades comerciais ou profissionais legítimas, ou conforme exigido ou permitido por lei. Ao transferirmos seus dados pessoais para terceiros ou prestadores de serviços, serão tomadas as devidas providências para assegurar o processamento de dados correto e seguro, em conformidade com a lei de proteção de dados pertinente.

Armazenamos dados pessoais a respeito dos Visitantes e Assinantes dos Sites no EEE, nos Estados Unidos e em outros países e territórios. Para facilitar nossas operações globais, poderemos transferir e acessar esses dados pessoais em qualquer lugar do mundo, inclusive em outros países onde o Grupo Zendesk opera. Portanto, os seus dados pessoais poderão ser processados fora do EEE e em países que não estão sujeitos a uma decisão de adequação da Comissão Europeia, e que talvez não proporcionem o mesmo nível de proteção de dados do EEE.

Nesse caso, asseguraremos que o destinatário dos seus dados pessoais ofereça um nível adequado de proteção, como, por exemplo, por meio de cláusulas contratuais padrão para a transferência de dados aprovadas pela Comissão Europeia [art. do Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation, GDPR)], ou solicitaremos seu consentimento prévio para essas transferências internacionais de dados.

Implantamos proteções para assegurar um nível adequado de proteção de dados quando os seus dados pessoais forem transferidos para países fora do EEE, como:

(a) Posse de uma decisão de adequação da Comissão Europeia por parte do país destinatário;

(b) Cláusulas Contratuais Padrão da Comissão Europeia para a transferência de dados pessoais.

(c) A Zendesk possui Regras Corporativas Vinculantes em vigor que garantem um nível adequado de proteção de dados onde quer que seus dados sejam fisicamente mantidos; ou

(d) A Zendesk participa e declara que está em conformidade com a Estrutura do escudo de proteção de privacidade UE-EUA e com a Estrutura do escudo de proteção de privacidade Suíça-EUA, entretanto, não nos baseamos no Escudo de proteção de privacidade como sendo um mecanismo legal para transferir dados pessoais da UE, do Reino Unido ou da Suíça. Se o destinatário estiver localizado nos Estados Unidos, poderá ser um participante certificado das estruturas do Escudo de proteção da privacidade entre UE-EUA ou Suíça-EUA.

Você pode obter mais detalhes sobre a proteção dada aos seus dados pessoais quando transferidos para fora da Europa (inclusive uma cópia de amostra das cláusulas contratuais padrão) entrando em contato conosco por meio das informações descritas na Cláusula abaixo.

Regras corporativas vinculantes: Adotamos Normas Corporativas Vinculativas que foram autorizadas pelas autoridades de proteção de dados da UE e que nos permitem transferir dados pessoais legalmente de estados membros do EEE para outras empresas do Grupo Zendesk em todo o mundo. Mais informações sobre as nossas Normas Corporativas Vinculativas (inclusive cópia) são disponibilizadas aqui, e a comprovação da nossa aprovação das Normas Corporativas Vinculativas está disponível no site da Comissão Europeia, aqui.

Estruturas do escudo de proteção de privacidade:

A Zendesk cumpre e declara aderir aos princípios da estrutura dos escudos de proteção de privacidade UE-EUA e Suíça-EUA. Conforme estabelecido pelo Departamento do Comércio dos EUA, entretanto, não nos baseamos no Escudo de proteção de privacidade como sendo um mecanismo legal para transferir dados pessoais da UE, do Reino Unido ou da Suíça. Para obter mais informações sobre as estruturas do Escudo de proteção da privacidade e ver o escopo da certificação da Zendesk, acesse https://www.privacyshield.gov/list. Em determinadas condições, descritas mais detalhadamente no site do Escudo de proteção da privacidade, você poderá requerer a arbitragem vinculativa quando outros procedimentos de resolução de disputas se esgotarem. Para disputas residuais do Escudo de proteção da privacidade que não podem ser resolvidas pelos métodos acima, você pode requerer o processo de arbitragem vinculativo sob certas condições. Para saber mais sobre o esquema de arbitragem vinculativa do Escudo de proteção da privacidade, consulte: https://www.privacyshield.gov/article?id=ANNEX-I-introduction

A Comissão Federal de Comércio tem autoridade de investigação e fiscalização sobre a nossa conformidade com o Escudo de proteção da privacidade.

Se recebermos seus dados pessoais no âmbito do Escudo de proteção da privacidade e posteriormente transferi-los para um prestador de serviços terceirizado para processamento, continuaremos responsáveis se eles processarem seus dados pessoais de maneira inconsistente com os princípios do Escudo de proteção da privacidade, salvo se provarmos que não fomos responsáveis pelo evento que deu origem ao dano.

9. Outras informações importantes sobre privacidade

Aviso aos usuários finais

Nossos Serviços destinam-se ao uso por empresas. Quando nossos Serviços forem disponibilizados a você por meio de um dos nossos Assinantes, essa empresa se torna a controladora de dados dos seus dados pessoais. Perguntas e solicitações relacionadas à privacidade de dados devem ser inicialmente enviadas ao Assinante da Zendesk na qualidade de controlador dos seus dados. A Zendesk não se responsabiliza pelas práticas de privacidade ou segurança dos nossos Assinantes, as quais podem ser diferentes desta Política.

Os Assinantes da Zendesk podem:

  • restringir, suspender ou encerrar seu acesso aos Serviços;

  • acessar e descrever seus dados pessoais fornecidos a eles;

  • acessar e exportar seus dados pessoais processados por eles; e

  • alterar seus dados pessoais, inclusive o seu perfil de usuário final.

Retenção de dados

Quando a Zendesk for a controladora de dados dos dados pessoais (p. ex., dados pessoais relacionados a Visitantes do Site, Participantes e pessoas que se cadastram para usar os nossos Serviços), preservaremos os dados pessoais que coletarmos sempre que houver a necessidade comercial legítima para tanto (p. ex., para prestar os nossos Serviços, possibilitar sua participação em um evento e cumprir as exigências legais, fiscais ou contábeis aplicáveis).

Quando não tivermos a necessidade comercial legítima de processar os seus dados pessoais, estes serão excluídos ou agregados ou, se isso não for possível (p. ex., porque seus dados pessoais foram armazenados em arquivos de backup), armazenaremos com segurança seus dados pessoais e os manteremos isolados de qualquer processamento adicional até que a exclusão seja possível.

Se seus dados pessoais forem processados nos Dados de Serviços de um Assinante, processaremos os dados pessoais pelo tempo que nos for instruído pelo Assinante correspondente que seja o controlador de dados dos Dados de Serviços do Assinante.

10. Como exercer seus direitos de proteção de dados

Você tem certas opções disponíveis quando se trata dos seus dados pessoais. Abaixo está um resumo dessas escolhas, como exercê-las e quaisquer limitações.

Correção, atualização e remoção de suas informações:Um indivíduo que busque exercer seus direitos de proteção de dados no que diz respeito aos dados pessoais armazenados ou processados por nós, em nome de um Assinante nosso dentro dos Dados de Serviço do Assinante (inclusive para buscar acesso ou para corrigir, alterar, excluir, exportar ou restringir o processamento dos dados pessoais), deve direcionar sua dúvida ao nosso Assinante (o controlador de dados). Após o recebimento de um pedido de um de nossos Assinantes para removermos os dados pessoais, responderemos ao pedido no prazo de trinta () dias. Preservaremos os dados pessoais que processamos e armazenamos em nome de nossos Assinantes, pelo tempo necessário para fornecer os Serviços aos nossos Assinantes.

Acesso, atualização ou exclusão de suas informações:Os nossos Serviços e a documentação relacionada no nosso site de Proteção e Privacidade de Dados possibilitam que Representantes e Usuários finais acessem, atualizem e excluam determinados dados pessoais do Serviço. Por exemplo, você pode acessar o seu perfil de Representante ou Usuário final e atualizar seus dados pessoais. Nos casos em que atuamos como controlador de dados dos seus dados pessoais, mediante solicitação, informaremos a você se estivermos retendo seus dados pessoais. Responderemos a essas solicitações em prazo razoável. No entanto, observe que poderemos ter de reter certas informações para fins de manutenção de registro, concluir transações ou cumprir nossas obrigações legais.

Como desativar seu perfil de usuário: Caso não queira mais usar os Serviços, o Assinante da Zendesk poderá desativar a sua conta de Usuário Final. Primeiro, entre em contato com o Assinante da Zendesk e apresente a solicitação. Caso você seja um assinante da Zendesk e não consiga desativar uma conta de Usuário final por meio de suas configurações de administrador, entre em contato com a Zendesk para obter ajuda. Lembre-se de que a desativação da conta não exclui as suas informações. As informações permanecerão visíveis para outros usuários do Serviço com base em sua participação anterior nos Serviços. Para obter mais informações sobre como excluir as suas informações, visite o nosso site de Privacidade e Proteção de Dados.

Solicitar que paremos de usar suas informações:Você poderá solicitar que os seus dados pessoais não sejam mais acessados, armazenados, usados e processados de qualquer outra forma se acreditar que um Assinante da Zendesk, ou a Zendesk, não têm os direitos apropriados para isso. Por exemplo, se acreditar que uma conta de Serviços foi criada sem sua permissão ou se você não for mais um usuário ativo, é possível solicitar a exclusão da sua conta conforme prevê esta Política. Sempre que você nos der consentimento para usar seus dados pessoais para um propósito limitado, você poderá entrar em contato conosco para retirar esse consentimento. Você também pode cancelar o uso dos seus dados pessoais para fins de marketing entrando em contato conosco, conforme descrito abaixo. Ao fazer essas solicitações, poderemos precisar de tempo para analisar e atender à sua solicitação. Observe que um Usuário final de um Assinante da Zendesk deve primeiro entrar em contato com o Assinante da Zendesk e apresentar a solicitação de suspender o acesso, armazenamento e uso dos dados pessoais. Se houver atraso ou disputa quanto ao nosso direito de continuar a usar os seus dados pessoais, restringiremos todo uso posterior dos seus dados pessoais até que a solicitação seja atendida ou o litígio seja resolvido, contanto que o Assinante da Zendesk não apresente objeções (quando aplicável).

Desativação de comunicações:Oferecemos àqueles que fornecem informações de contato pessoais um meio de escolher o modo como utilizamos as informações fornecidas. Você pode gerenciar o recebimento de comunicações de marketing e outras comunicações que não sejam referentes a transações ao clicar no link “cancelar inscrição” ao final dos nossos e-mails de marketing ou pode enviar uma solicitação para privacy@zendesk.com. Você pode cancelar o recebimento de nossas comunicações promocionais usando este link de cancelamento de inscrição em cada e-mail. Mesmo depois de cancelar o recebimento de nossas mensagens promocionais, se você for um Agente, continuará a receber mensagens transacionais de nossos Serviços. Você pode desativar algumas mensagens de notificação nas configurações da sua conta.

Outros direitos de proteção de dados: Se desejar exercer quaisquer outros direitos de proteção de dados que estejam disponíveis sob as leis locais de proteção de dados (como o direito de portabilidade de dados ou de restrição de dados), envie a sua solicitação para privacy@zendesk.com e atenderemos ao seu pedido de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis.

Se você não estiver satisfeito(a) com nossas práticas de proteção de dados, você tem o direito de reclamar perante a sua autoridade local de proteção de dados. Os dados de contato das autoridades de proteção de dados no Espaço Econômico Europeu estão disponíveis aqui.

11. Dados pessoais de menores

Não coletamos, intencionalmente, quaisquer dados pessoais de menores de anos. Se você tem menos de anos, não envie dados pessoais por meio dos nossos Sites ou Serviços. Recomendamos aos pais e responsáveis legais monitorar o uso da internet de seus filhos e ajudar a aplicar esta Política, instruindo seus filhos a jamais informar dados pessoais por meio dos Sites ou Serviços sem sua permissão. Caso tenha motivos para acreditar que um menor de anos nos forneceu dados pessoais por meio dos Sites ou Serviços, entre em contato conosco pelo privacy@zendesk.com, e envidaremos todos os esforços comerciais ao nosso alcance para excluir essas informações.

12. Transações Comerciais

Podemos ceder ou transferir esta Política, bem como a sua conta, informações e dados relacionados, inclusive dados pessoais, para qualquer pessoa física ou jurídica que adquira todos ou significativamente todos os nossos negócios, ações ou ativos, ou para qualquer pessoa física ou jurídica com as quais nos unirmos. Se isso ocorrer, eles serão informados sobre a necessidade de lidar com seus dados pessoais de acordo com esta Política.

13. Termos e Condições Suplementares para Determinadas Regiões

AustráliaOs dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei Australiana de Privacidade
(Commonwealth) e os Princípios de Privacidade da Austrália, conforme indicado aqui.

Se você não estiver satisfeito(a) com o nosso tratamento de uma reclamação ou não concordar com a nossa proposta de resolução, você poderá apresentar uma reclamação ao Comissário de Informação da Austrália (Australian Information Commissioner, OAIC); para entrar em contato com o OAIC, acesse o site http://www.oaic.gov.au. Você também pode solicitar que enviemos os dados da sua reclamação diretamente ao OAIC.

Brasil

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei brasileira nº 13.709/2018, e alterações (Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD). Os indivíduos que usam ou acessam o nosso Site ou Serviços expressamente consentem com a coleta, uso, armazenamento e processamento de seus dados pessoais por nós para os fins descritos nesta Política.

CanadáOs dados pessoais [conforme definição do termo na Lei de Proteção de Dados Pessoais e Documentos Eletrônicos do Canadá (Personal Information Protection and Electronic Documents Act, PIPEDA)] serão coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, em conformidade com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos da PIPEDA.

JapãoOs dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei de Proteção de Dados Pessoais do Japão.

Nova ZelândiaOs dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com a Lei de Privacidade da Nova Zelândia de
e seus
Princípios de Privacidade da Informação (Information Privacy Principles, IPPs), conforme indicados aqui.

SingapuraOs dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos da Lei de Proteção de Dados Pessoais
de Singapura, conforme indicada aqui.

Reino Unido

Os dados pessoais coletados, armazenados, usados e/ou processados pelo Grupo Zendesk, conforme descrito nesta Política, são coletados, armazenados, usados e/ou processados de acordo com as obrigações do Grupo Zendesk nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) do Reino Unido e a Lei de Processamento de Dados de 2018.

Política suplementar de privacidade do Zendesk para residentes na Califórnia:A Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (California Consumer Privacy Act, CCPA), em vigor a partir de
de janeiro de
, determina como tratamos as dados pessoais de residentes na Califórnia, e confere aos residentes da Califórnia alguns direitos concernentes aos dados pessoais deles.

A Zendesk é tanto “empresa” quanto “prestadora de serviços” de acordo com a CCPA. A política suplementar de privacidade a seguir se aplica a informações que coletarmos na qualidade de empresas – quando interagirmos diretamente com você.

Quando atuamos como prestadores de serviços (p. ex., prestando nossos serviços a outra empresa com a qual você interage), seguimos as instruções da empresa que nos contratou no que diz respeito a como processaremos os seus dados pessoais. Se desejar obter mais informações sobre como os seus dados pessoais são processados por outras empresas, inclusive empresas que nos contratam como prestadores de serviços, entre em contato diretamente com essas empresas.

Essa política complementar de privacidade entra em vigor a partir de de janeiro de , e somente se aplicará a residentes da Califórnia, sujeita a alterações. A política geral de privacidade permanecerá vigente na medida em que se aplicar a você, como residente da Califórnia. Se você residir na Califórnia, somos obrigados a divulgar certos usos e divulgação em determinado formato, e a informar sobre determinados direitos que você possa ter. Os termos cujas iniciais são grafadas em letra maiúscula empregados nesta política terão os significados conforme previstos na política geral de privacidade.

Informações que podemos coletar:Podemos coletar as seguintes categorias de informações:

  • Identificadores

  • Informações demográficas

  • Informações comerciais

  • Informações sobre atividades na Internet e em outras redes eletrônicas

  • Dados de geolocalização

  • Informações de áudio, eletrônicas, visuais ou similares

  • Informações profissionais ou trabalhistas

Para cada categoria de informações, coletamos as informações de diversas fontes, inclusive diretamente de você, dos seus dispositivos, dos seus perfis nas redes sociais e/ou de terceiros provedores. Coletamos as informações para prestar serviços a você, proteger os nossos clientes e a nós mesmos (inclusive os serviços), e para melhorar os serviços. Não compartilhamos dados pessoais com Terceiros, no sentido em que o termo está definido de acordo com a CCPA.

Divulgações adicionais:Não vendemos dados pessoais de qualquer pessoa, nem dados pessoais de menores de
anos.

Divulgamos as seguintes categorias de dados pessoais para fins comerciais nos meses anteriores à última atualização desta Política.

  • Identificadores

  • Informações demográficas

  • Informações comerciais

  • Informações sobre atividades na Internet e em outras redes eletrônicas

  • Dados de geolocalização

  • Informações de áudio, eletrônicas, visuais ou similares

  • Informações profissionais ou trabalhistas

  • Inferências obtidas com base em qualquer das informações acima.

Não divulgamos dados pessoais a título oneroso nos meses anteriores à última atualização desta Política.

Os seus direitos:Você poderá ter certos direitos no que diz respeito aos seus dados pessoais, inclusive:

  • O direito de acesso, inclusive o direito de conhecer as categorias e dados pessoais específicos que coletamos.

  • O direito de exclusão dos seus dados pessoais, sujeito a certas limitações de acordo com a legislação aplicável.

  • O direito de solicitar a divulgação de informações coletadas;

  • O direito a divulgação de informações divulgadas a título oneroso; e

  • O direito de não ser discriminado por exercer certos direitos de acordo com a legislação da Califórnia.

Para exercer esses direitos envie uma solicitação por e-mail para privacy@zendesk.com. Seja o mais específico possível com relação aos dados pessoais que deseja acessar. Assim que recebermos sua solicitação, nós a examinaremos, determinaremos se podemos confirmar sua identidade e processaremos devidamente a solicitação. Informaremos se precisarmos de informações adicionais para confirmar sua identidade. Responderemos à solicitação em até 45 dias a partir do recebimento ou o notificaremos se precisarmos de mais tempo.

Se preferir, você pode nomear um representante autorizado para fazer uma solicitação em seu nome.

Contato:Se você tiver dúvidas sobre esta Política ou sobre as práticas de privacidade do Grupo Zendesk, entre em contato conosco pelo e-mail privacy@zendesk.com, ou pelo endereço:

Zendesk, Inc.
Attn: Privacy Team and DPO [Aos cuidados de: Equipe de privacidade e DPO]
989 Market Street
San Francisco, CA 94103, Estados Unidos

14. Alterações a esta Política

Esta Política pode ser atualizada de tempos em tempos para refletir necessidades de alteração legal, regulatória ou operacional. Recomendamos que você consulte esta página de tempos em tempos para verificar as informações mais recentes quanto às nossas práticas de privacidade.

Se houver alguma alteração relevante nesta Política, você será notificado por meio da publicação de um aviso visível nos Sites antes de a alteração entrar em vigor.

Caso não aceite nenhuma alteração feita a esta Política, interrompa o uso dos Sites e Serviços.

15. Entrar em contato conosco

Em caso de dúvidas ou reclamações com relação a esta Política ou sobre as práticas de privacidade do Grupo Zendesk, entre em contato conosco através dos e-mails euprivacy@zendesk.com ou privacy@zendesk.com, ou pelo seguinte endereço:

Zendesk, Inc.
Attn: Privacy Team and DPO [Aos cuidados de: Equipe de privacidade e DPO]
989 Market Street
San Francisco, CA 94103, United States
privacy@zendesk.com euprivacy@zendesk.com

Caso tenha alguma dúvida sobre o uso de dados ou privacidade que ainda não tenha sido solucionada adequadamente, entre em contato com o nosso provedor de resolução de disputas terceiro (gratuitamente) em https://feedback-form.truste.com/watchdog/request.

16. Soberania da versão em inglês

As versões desta Política traduzidas para outro idioma que não a língua inglesa são fornecidas somente para objetivos de conveniência. Em caso de ambiguidade ou conflito entre as traduções, a versão em língua inglesa prevalecerá.

Para a versão em PDF da Política de Privacidade, clique aqui.