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Casamento na nuvem: a união perfeita entre vendas e suporte
Última atualização em 16 Abril 2013
RESUMO EXECUTIVO
Este artigo descreve porquê as integrações na nuvem das melhores ferramentas da categoria superarão as plataformas padrão multifuncionais. Os ecossistemas em nuvem que dão suporte à agregação de produtos de software superiores ultrapassarão as plataformas tradicionais que oferecem produtos inferiores, porém integrados. Em outras palavras, as integrações das melhores ferramentas da categoria oferecem mais às organizações e aos respectivos clientes do que os pacotes integrados de ferramentas medianas. Em resumo, o SaaS (software como serviço) está abalando o mercado tradicional de software empresarial.
Atualmente, o foco intenso no cliente é uma maneira fundamental para uma organização obter o que mais deseja: satisfação do cliente, fidelização e aumento dos negócios. Colocar o foco no cliente significa conhecê-lo, compreendê-lo e respondê-lo. Há um lugar essencial para isso: as linhas de frente das vendas e do suporte ao cliente. Para que uma organização seja bem-sucedida nesse clima centrado no cliente, é necessário que ela tenha as melhores ferramentas ao seu dispor. Essas ferramentas devem fornecer acesso fácil aos principais dados do cliente durante todo o seu ciclo de vida. Com tantas coisas em jogo nesse mercado instável, fica claro que ter os melhores produtos disponíveis – e não as ofertas mais baratas – é uma necessidade absoluta.
O valor dos softwares de CRM de vendas de alta qualidade fica claro. No entanto, as informações capturadas nesses sistemas são voltadas principalmente para as vendas. Portanto, a adição dos dados de suporte ao cliente representa uma grande oportunidade para saber mais sobre os clientes. Juntas, as informações capturadas por essas duas fontes podem fornecer às organizações a visão mais completa possível de seus clientes. Através de integrações bidirecionais contínuas na nuvem entre as melhores ferramentas da categoria, uma organização pode se preparar para resultados melhores: clientes fiéis e satisfeitos e um negócio próspero.
Como é possível atingir esse objetivo? Quando uma organização fornece os melhores produtos disponíveis e resiste à vontade de forçar os clientes a usarem menos soluções, como fazem as plataformas multifuncionais, os clientes se sentem bem cuidados. Esse é o ponto principal. A combinação das melhores ferramentas da categoria na nuvem é um acerto porque, ao fazer isso, a organização demonstra que se importa com os interesses do cliente.
“NO MUNDO FÍSICO, A ESCASSEZ É O QUE GERA VALOR. NO MUNDO DIGITAL, É A ABUNDÂNCIA QUE GERA VALOR.”
— Fred Wilson, investidor de risco
Zendesk oferece integrações CRM, incluindo Salesforce, SugarCRM, e Microsoft Dynamics.
POR QUE AS INTEGRAÇÕES DOS MELHORES SERVIÇOS DA CATEGORIA SUPERAM A PLATAFORMA MULTIFUNCIONAL
Essa discussão não é novidade. Mas o poder da tecnologia atual é. Os termos, assim como os tempos, mudam. Desde o surgimento da Web 2.0, até mesmo o termo “integração” tem sido aplicado de forma diferente. Tradicionalmente, “integração” referia-se a diversos produtos em uma plataforma herdada, como da Microsoft. Atualmente, “integração” (ou “integrações”) geralmente se refere à união de diferentes ferramentas e soluções de diversas fontes na nuvem.
Vamos definir esses termos:
- Melhor da categoria: o melhor produto de seu tipo disponível para uma finalidade específicaMultifuncional (ou plataforma): um conjunto de produtos oferecidos por uma só empresa
MELHOR DA CATEGORIA VERSUS MULTIFUNCIONAL
A maneira ideal de ilustrar os benefícios de se combinar as melhores ferramentas da categoria em comparação com a abordagem multifuncional é por meio dos sistemas de vendas e suporte. Juntos, as vendas e o suporte são as linhas de frente de uma organização. Internamente, eles representam a voz dos clientes (transmitindo as suas interações aos departamentos adequados) e, externamente, representam a voz das organizações com comunicações embasadas, coordenadas e no momento certo.
Criar uma excelente experiência para o cliente é o principal foco das empresas líderes de hoje.
Portanto, é essencial estabelecer uma visão voltada para o cliente e ter uma estratégia tática, e a tecnologia tem um papel fundamental ao fornecer a infraestrutura e as ferramentas para a implementação dessa visão. Ela deve ser a base dos processos diários de uma empresa, que são ancorados pelos departamentos de vendas e suporte.
81% DAS EMPRESAS COM GRANDES RECURSOS E COMPETÊNCIAS PARA OFERECER AO CLIENTE UMA EXPERIÊNCIA EXCELENTE ESTÃO SUPERANDO SEUS CONCORRENTES. -Peppers & Rogers Group, 2009 Customer Experience Maturity Monitor
Sem dúvidas, ter os melhores produtos disponíveis para a equipe de vendas e os serviços e dados do suporte ao cliente torna-se uma obrigação. E quando esses produtos superiores são usados em harmonia (veja: School of Rock), com integrações contínuas, os resultados são ganhos mútuos para as organizações e seus clientes.
A linha acima é fundamental: um ecossistema que utiliza diversos aplicativos em conjunto, com fluidez. É isso o que proporciona aos clientes a melhor experiência. É isso que deixará os clientes satisfeitos, influenciará a divulgação do produto e elevará as organizações que adotarem essa estratégia. Um ecossistema de soluções integradas na nuvem.
Ainda assim, há quem pense que a fórmula multifuncional é a melhor opção. O argumento é: “Por que deveríamos usar o produto de outra empresa se podemos oferecer nosso próprio produto?” Eles defendem a integração de produtos dentro de seus próprios sistemas (dizendo que as integrações externas são: A) dispendiosas e B) exigentes), e acreditam que manter os clientes fiéis a uma só empresa é melhor para o resultado final. Talvez. Ou talvez não.
Considere: as plataformas multifuncionais levam em conta os interesses do cliente?
“As empresas devem demonstrar, em tudo o que fazem, que levam em consideração os interesses do cliente.”
— MAi Research
No ambiente atual, a abordagem multifuncional parece mais preocupada em encurralar os clientes e mantê-los contidos do que em oferecer os melhores produtos e serviços disponíveis. Pense no que disse Fred Wilson. No mundo digital, a abundância é fundamental. Uma filosofia baseada na escassez ou na rigidez não será bem-sucedida.
Com o foco atual tão centrado na satisfação do cliente, há poucas chances dele continuar fiel a longo prazo usando produtos de baixa qualidade, especialmente quando há produtos superiores em todo o mercado.
Como as integrações entre empresas estão mais contínuas do que nunca (com APIs elegantes e em constante atualização, SOA etc.), as preocupações com custos, manutenção e facilidade de uso estão ficando ultrapassadas.
A LÓGICA DAS INTEGRAÇÕES
Esta é uma analogia simples: um carpinteiro põe em seu cinto de utilidades as melhores ferramentas que ele conhece. Ele não se preocupa em saber se o martelo é do mesmo fabricante da chave de fenda, o que importa é ter as melhores ferramentas para o trabalho.
A mesma lógica se aplica às integrações de ferramentas superiores na nuvem SaaS. Ao utilizar as melhores ferramentas disponíveis – como o software de vendas e atendimento ao cliente da melhor qualidade no mercado – uma empresa, da mesma forma que um carpinteiro, equipa-se para proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.
Além do mais, quando uma organização põe o cliente em primeiro lugar ao combinar as melhores ferramentas da categoria (em vez de forçar soluções multifuncionais), ele também põe a organização em primeiro lugar, pois ficou satisfeito e encantado com o serviço e o suporte recebidos. Quando isso acontece, as empresas prosperam.
O MELHOR DA CATEGORIA: CRM DE VENDAS
Um CRM de vendas (um sistema de gestão do relacionamento com o cliente) proporciona uma excelente maneira de gerenciar as relações de uma organização com seus clientes existentes e potenciais. Ele permite que uma empresa obtenha informações detalhadas sobre contas de clientes em uma plataforma centralizada e agrega muito valor às equipes de vendas e marketing com:
- Acompanhamento do primeiro contato até o fechamento do negócio – capturando dados de vendas em um único local a cada estágio
- Fornecimento de uma visão dos clientes – um retrato das histórias e das interações de vendas
- Armazenamento dos dados do cliente – contas, contatos, registros, oportunidades etc.
Imagine a última parte do ciclo de vendas: fechar um negócio. É uma etapa frágil. Um pequeno erro ou falha de comunicação pode ameaçar toda a negociação. Quando a equipe de vendas sabe mais sobre seus clientes, quando ela tem acesso a dados detalhados do cliente em tempo real, o processo flui mais facilmente e torna-se muito menos suscetível a erros. Sem as informações certas, o vendedor pode ser pego de surpresa.
As empresas empregam grandes esforços e recursos em cada etapa do ciclo de vendas, desde a detecção de oportunidades de venda até o fechamento de um negócio. Em cada etapa, é fundamental que a equipe de vendas tenha a visão mais completa possível de seus clientes. Um CRM de vendas fornece aos vendedores acesso imediato a informações detalhadas do cliente, o que ajuda a equipe a criar estratégias de vendas que atendam às necessidades óbvias com base no que eles sabem sobre os clientes.
Um CRM de vendas fornece excelentes dados de vendas. Ele é criado com essa função. No entanto, existem outros dados fundamentais. Sem dúvidas, quanto mais dados avançados e pertinentes acessíveis sobre os clientes, melhor. E em nenhum outro lugar da organização a oportunidade de aprimorar os dados do CRM de vendas é maior do que no atendimento ao cliente com os dados de suporte ao cliente. O vendedor aumentará muito o conhecimento sobre seus clientes e as interações ao incorporar outra fonte (os dados do atendimento ao cliente) ao seu CRM de vendas.
OUTRA FONTE
Outra fonte de dados de clientes são as interações com o suporte ao cliente. Imagine o quanto seria constrangedora uma interação entre um vendedor e um cliente na qual o segundo tenha enviado diversas solicitações de suporte – e o vendedor não tenha ideia disso. E se o negócio estiver prestes a ser fechado e o vendedor não souber que ocorreram problemas? O cliente certamente ficará desanimado com tentativas de seguir adiante. Ele se sentirá ignorado e, pior ainda, presumirá que ninguém sabe sobre seus problemas.
Isso gera dúvidas no nível de comunicação dentro da organização como um todo e cria grande insatisfação no cliente. A mensagem seria: a equipe de vendas só está interessada em fechar negócios e não se importa com os interesses do cliente.
Situações desse tipo podem ser evitadas ao garantir que todas as informações necessárias estejam disponíveis. A capacidade de proporcionar uma experiência excepcional ao cliente e de construir relações duradouras com ele aumentará quando as integrações do software de atendimento ao cliente e do CRM de vendas da melhor categoria forem utilizados. Essa é a melhor forma de se atender ao cliente.
O MELHOR DA CATEGORIA: SOFTWARE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE
O software de atendimento ao cliente deve transformar o modo como as organizações se relacionam com seus clientes. Ele deve ser:
Fácil de configurar e começar a usar
Intuitivo e direto
- Focado em um único objetivo: proporcionar aos clientes um
suporte excepcional
Isso deve incluir:
- Gerenciamento de tickets fácil de usar:As equipes de atendimento precisam de uma ferramenta criada para envolver os clientes. Ela deve ser intuitiva, ter uma inter-face de usuário bonita e inteligente que exiba as informações de que o agente precisa e preveja a melhor ação seguinte. Além disso, recursos de gerenciamento inteligente de tickets devem facilitar a excelência no atendimento ao cliente.
- Multicanal: Atenda os clientes onde eles estiverem. E-mail, chat, telefone, mídia social, portal web – todos os canais de comunicação precisam estar disponíveis. Comunique-se com seus clientes através do canal que eles preferirem – é simples assim.
- Autoatendimento:Forneça uma base de conhecimento fácil de navegar e muito útil. Permita que os clientes interajam entre si e compartilhem opiniões – para ajudar uns aos outros – e proporcione uma maneira fácil de fazer isso, como fóruns da comunidade.
- Fluxos de trabalho de práticas recomendadas: Os fluxos de trabalho de práticas recomendadas são embutidos e devem incluir notificações automatizadas para o cliente e o agente, por exemplo, e serem personalizáveis. Isso inclui a capacidade de definir diferentes SLAs (contratos de nível de serviço), facilidade de compartilhar e dimensionar tickets e opções de colaboração em tickets e problemas.
Um software de atendimento ao cliente sofisticado tem impacto sobre o modo como as organizações se relacionam com seus clientes. Ele captura informações fundamentais e facilita a boa comunicação.
Considerando a importância de uma organização tanto para o CRM de vendas quanto para o software de atendimento ao cliente, a melhor solução deve ser combinar as melhores ferramentas no mercado para ambos por meio de integrações bidirecionais contínuas. Ao fazer isso, as informações essenciais do cliente, necessárias para o sucesso a longo prazo de uma organização, são disponibilizadas nos dois aplicativos.
INTEGRAÇÕES: UMA UNIÃO PERFEITA
A união das melhores ferramentas de vendas e de atendimento ao cliente permite a total visibilidade das interações do cliente. Não se perde tempo à procura de mais informações, elas já estão lá. As equipes de vendas e de atendimento ao cliente podem se concentrar em sua principal responsabilidade: proporcionar ao cliente uma experiência excepcional.
Os agentes do atendimento ao cliente querem as ferramentas e as informações necessárias para responder perguntas e solucionar problemas no ato, na primeira interação. Isso os torna excelentes em suas funções e garante a satisfação do cliente. Além disso, quando os agentes do atendimento podem visualizar os dados do CRM de vendas, os clientes têm a impressão de estarem lidando com uma única organização que os conhece e se importa com suas preocupações, de forma holística.
Quando dois clientes entram em contato para relatar um problema idêntico ao suporte, um agente pode se concentrar e adaptar o atendimento dado a cada um deles com base nos dados relacionados informados no CRM de vendas. Ele pode ver que um cliente está envolvido em um longo processo de vendas e que o outro não teve mais contato com a empresa desde a compra inicial do produto. Isso embasa e melhora muito a qualidade da interação e do serviço.
Se uma empresa tem a capacidade de ver todas as interações associadas a uma conta de cliente em todos os pontos do ciclo de vida, a equipe de vendas, os agentes e os demais usuários podem tomar decisões mais inteligentes sobre a abordagem e a interação com cada cliente. Portanto, faz sentido integrar o CRM de vendas com um software de atendimento ágil, inteligente e conveniente para obter uma visão ampliada dos clientes
O PAR PERFEITO, FORMADO NA NUVEM
Quando uma organização quer criar um negócio próspero, é necessário utilizar as melhores ferramentas de software disponíveis. Atualmente, uma abordagem com foco no cliente é essencial para o sucesso de uma organização, e a tecnologia ajuda a criar o que mais se deseja: satisfação, fidelização e aumento dos negócios. Isso pode ser atingido nas linhas de frente de vendas e de suporte com produtos de software que fornecem acesso fácil a todos os dados e interações do cliente durante todo o seu ciclo de vida.
Muitas organizações utilizam o CRM de vendas para coletar informações de vendas e gerenciar contas, mas apenas tipos específicos de informações fluem por esses sistemas. Ao adicionar outra ferramenta para manipular e rastrear as interações do suporte ao cliente, disponibiliza-se outra fonte de informações. Juntos, esses dois sistemas podem ajudar as organizações a construir pontes entre as vendas e o suporte e a fornecer visões mais completas dos clientes e de suas interações importantes. Dessa forma, as organizações ficam preparadas para interagir com cada cliente com base em necessidades específicas. Isso não só satisfará os clientes, como também os encantará.
Por meio de integrações contínuas das melhores ferramentas da categoria, o melhor CRM de vendas pode ser amplificado pelo melhor software de atendimento ao cliente. Os agentes do suporte podem acessar dados de clientes do CRM de vendas na plataforma do atendimento e a equipe de vendas pode acessar os dados do suporte ao cliente a partir da plataforma do CRM de vendas. Ao implementar as duas ferramentas, uma organização obtém o melhor de dois mundos.
CASE STUDY – SCHOOL OF ROCK
Quando uma nova escola é aberta, a School of Rock fornece um pacote com as melhores ferramentas da categoria para que ela possa dar os primeiros passos e abrir suas portas aos alunos. A School of Rock precisou de uma plataforma de atendimento ao cliente que além de se adequar a esse conjunto de ferramentas, também proporcionasse uma excelente experiência de usuário final, ao mesmo tempo em que oferecesse aos agentes um sistema para aumentar a eficiência. Após avaliar várias plataformas de atendimento ao cliente, a School of Rock adicionou o Zendesk ao seu ecossistema, que inclui Google Apps, NetSuite, Box e outras soluções.
RESULTADOS
Com o Zendesk, a School of Rock observou os seguintes resultados:
- ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS FRANQUEADOS: 95%
- REDUÇÃO NO VOLUME DE TICKETS: redução de 42% no número de tickets, de 378 em março de 2012 para 219 em setembro de 2012
- ECONOMIA: redução de 66% nas horas trabalhadas da central de suporte de fevereiro de 2012 a setembro de 2012
- SCORE DE CLIENTES NET PROMOTER: 63