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Capacite os clientes com o melhor software de portal do cliente

Economize o tempo e a energia da sua equipe de suporte, incentivando a autossuficiência dos clientes com um portal do cliente fácil de usar.

Um guia para as principais soluções de software de portal do cliente

Última atualização em 28 novembro 2023

Um portal do cliente é a plataforma de aterrissagem para toda a experiência de serviço de seus clientes. É um portal digital em que os clientes podem acessar todas as informações de que precisam durante a jornada do cliente.

Já que tantos itens dependem de seu portal do cliente, você deve escolher um software que possa proporcionar experiências positivas aos clientes externos e internos. Para facilitar sua decisão, elaboramos um guia sobre portais de clientes e alguns dos melhores softwares do mercado.

O que é um software de portal do cliente?

O software de portal do cliente, também chamado de portal do cliente, é um hub seguro e personalizado para que os clientes enviem e gerenciem suas solicitações de suporte, contribuam para o fórum da comunidade e acessem artigos atualizados da base de conhecimento.

Ele conecta as funções de autoatendimento da sua empresa em um local único e organizado que pode estar no seu site e/ou aplicativo móvel. Quando integrado a outros sistemas, um portal do cliente também permite que os clientes visualizem e alterem as informações de suas contas. Por exemplo, os clientes podem atualizar seu endereço de entrega ou cancelar um compromisso.

Customer functions on client portal

Gráfico comparativo dos 15 melhores softwares de portal do cliente

Software de portal do clientePreço inicialAvaliação grátisRecursos principais

Zendesk

US$ 55 por agente/mês

Avaliação gratuita de 14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

Huddle

Fale com a equipe de vendas

30 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos

Zoho Creator

US$ 37 por usuário/mês

15 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade com base em IA
  • Sistema de trabalho com tickets

Copilot

US$ 39 por usuário interno/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Sistema de trabalho com tickets

HappyFox

$39 por agente/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

MyDocSafe

US$ 25 por usuário da empresa/mês

7 dias

  • Personalização do tema
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos

SupportBee

US$ 15 por usuário/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

Clinked

US$ 99 por mês (até 100 membros)

10 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos

AzureDesk

US$ 50 por agente/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

Kahootz

£ 5,5 por usuário/mês

30 dias

  • Personalização do tema
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA

Onehub

US$ 15 por usuário/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

Nimbus Portals

US$ 6 por usuário/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA

Accelo

US$ 30 por produto/usuário/mês

14 dias

  • Personalização do tema
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Base de conhecimento e fórum da comunidade viabilizados por IA
  • Sistema de trabalho com tickets

MangoApps

Fale com a equipe de vendas

14 dias

  • Personalização do tema
  • Relatórios
  • Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos
  • Sistema de trabalho com tickets

Moxo

US$ 100 por mês (até 10 usuários)

N/A

  • Personalização do tema
  • Opções de single sign-on
  • Relatórios

Os 15 melhores exemplos de software de portal do cliente

O software de portal do cliente deve ajudá-lo a criar a experiência exata do cliente que você deseja oferecer. Reunimos abaixo alguns exemplos de portais de clientes para você analisar.

1. Zendesk

Zendesk

A Zendesk oferece um software de portal do cliente para pequenas empresas, empresas e todos os outros tipos. Nossa solução de portal oferece aos clientes e agentes tudo de que precisam em um só lugar, permitindo que os clientes encontrem o que estão procurando de acordo com sua conveniência. O portal do cliente pode ajudar os clientes em tarefas como:

  • Criar novas solicitações de suporte
  • Verificar o status das solicitações de suporte abertas
  • Examinar as atualizações da base de conhecimento e as contribuições da comunidade
  • Assinar conteúdo específico

Nosso portal de autoatendimento também é útil para os agentes, permitindo que eles atualizem a base de conhecimento para manter as informações em dia. As recomendações de artigos com tecnologia de IA também podem ser compartilhadas no ticket de suporte e ajudar melhor o cliente. Isso resulta em tempos de resposta mais rápidos, comunicação transparente e informações facilmente acessíveis para que as empresas possam construir sólidos relacionamentos com os clientes.

No Zendesk Customer Experience Trends Report, 37% dos agentes disseram que a falta de opções de autoatendimento resulta em clientes irritados. O software de portal do cliente permite que o cliente lide com tarefas simples e resolva problemas diretos usando o suporte de autoatendimento. Isso reduz o volume de tickets para que os agentes possam se concentrar em problemas maiores e prestar serviço mais significativo, reduzindo seus custos de suporte e aumentando seu custo total de propriedade.

Recursos:

Preços:

  • Suite Team: US$ 55 por agente/mês
  • Suite Growth: US$ 89 por agente/mês
  • Suite Professional: US$ 115 por agente/mês
  • Suite Enterprise: Entre em contato com a equipe de vendas

Teste grátis: 14 dias

2. Huddle

Huddle

O Huddle oferece um portal do cliente projetado para melhorar a colaboração entre clientes e empresas por meio de uma experiência "centrada em documentos". Seu portal simples e seguro baseado na nuvem permite que as empresas que lidam com informações pessoais altamente confidenciais colaborem em um ambiente seguro e protegido.

Com o Huddle, você pode organizar pessoas, arquivos, documentos, tarefas e conversas associadas a um projeto em um único espaço. O Huddle atualiza as alterações nos documentos e os tópicos de conversa em tempo real, enquanto armazena o histórico do documento. Isso evita situações confusas decorrentes de documentos desatualizados. Assim, o Huddle é tanto um portal do cliente quanto uma ferramenta de gerenciamento de tarefas.

Recursos:

  • Marca personalizada
  • Gerenciamento de arquivos
  • Colaboração controlada de documentos on-line
  • Compartilhamento seguro de arquivos
  • Segurança de nível governamental

Preços:

  • Entre em contato com a equipe de vendas

Teste grátis: 30 dias

3. Zoho Creator

Zoho Creator

O Zoho Creator oferece uma plataforma de colaboração flexível que qualquer pessoa pode usar para criar uma variedade de portais. Ele é versátil o suficiente para criar portais para centrais de suporte de clientes, suporte ao cliente, gerenciamento de projetos, RH e até mesmo atendimento de pedidos. Além disso, você pode personalizar o portal de acordo com a sua marca, com logotipos, cores e recursos visuais personalizados.

O Zoho Creator é intuitivo e oferece uma plataforma low-code para desenvolver todos os tipos de aplicativos, não apenas portais. Portanto, você não precisa ser um especialista em desenvolvimento da Web para começar a criar um portal do cliente personalizado para a sua empresa.

Recursos:

  • Personalização de marca
  • Gerenciamento de arquivos
  • Ferramentas de colaboração
  • SDKs, APIs e widgets
  • Faturamento
  • Portal de autoatendimento
  • Gerenciamento de conteúdo de conhecimento
  • Trabalho com tickets por e-mail
  • Fóruns de discussão

Preços:

  • Profissional: US$ 37 por usuário/mês
  • Ultimate: US$ 400 por mês para 10 usuários, cobrado anualmente

Plano grátis: Disponível (1 usuário)

Teste grátis: 15 dias

4. Copilot

Copilot

O Copilot, antigo Portal, é um software de portal do cliente "tudo em um" que oferece módulos para mensagens, faturamento, arquivos, assinaturas eletrônicas, formulários e bases de conhecimento. Ele também oferece um módulo para painéis internos, permitindo que você conecte um software de análise ao seu portal. É simples de configurar e usar, mas não inclui funções vitais de suporte ao cliente, como encaminhamento de tickets.

As opções de design personalizáveis do Copilot para portais de clientes on-line permitem que sua empresa ofereça uma experiência de marca, desde a aparência até as mensagens. Ele é flexível o suficiente para que você comece com um único aplicativo de portal do cliente e, em seguida, conecte mais produtos e aplicativos à experiência do cliente, conforme necessário.

Recursos:

  • Marca personalizada
  • Gerenciamento de arquivos
  • Colaboração on-line em documentos
  • Compartilhamento seguro de arquivos
  • Formulários personalizáveis

Preços:

  • Starter: US$ 39 por usuário interno/mês
  • Professional: US$ 89 por usuário interno/mês
  • Advanced: US$ 139 por usuário interno/mês (mínimo de 5 usuários)

Teste grátis: 14 dias

5. HappyFox

HappyFox

O software de portal do cliente HappyFox oferece uma ampla gama de opções de autoatendimento 24 horas por dia, sete dias por semana aos clientes, incluindo suporte para rastreamento de tickets, fóruns de comunidade e bases de conhecimento. O fórum da comunidade oferece um local para os clientes se ajudarem mutuamente, enquanto os especialistas em suporte podem interagir, adicionar conselhos e contribuir com soluções para as conversas.

O HappyFox permite opções de personalização usando HTML, CSS e JavaScript para ajudá-lo a oferecer uma experiência uniforme e com a sua marca. Além disso, você pode adicionar um centro de suporte, uma base de conhecimento e um sistema de perguntas frequentes a um widget na lateral da sua página da Web.

Recursos:

  • Personalização de marca
  • Compartilhamento seguro de arquivos
  • Faturamento do cliente
  • Base de conhecimento de autoatendimento
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Encaminhamento, categorização e marcação de tickets
  • Fóruns da comunidade

Preços:

  • Mighty: US$ 39 por agente/mês
  • Fantastic: US$ 59 por agente/mês
  • Enterprise: US$ 79 por agente/mês
  • Enterprise Plus: US$ 99 por agente/mês.

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre Zendesk for HappyFox.

6. MyDocSafe

MyDocSafe

Um programa básico para integração de clientes e compartilhamento de arquivos, o MyDocSafe oferece portais seguros de atendimento ao cliente que incluem gerenciamento de documentos, faturamento, formulários eletrônicos, verificação de identidade e automação. Usando o MyDocSafe, você pode compartilhar arquivos e documentos e coletar dados de clientes com formulários.

Os fluxos de trabalho personalizáveis do MyDocSafe também permitem que você automatize o processo de integração. No portal do cliente na Web, você pode criar um processo fácil de seguir que orienta o cliente durante toda a jornada de integração para uma primeira experiência excelente. Você pode conceder permissões para documentos específicos (ou para todo o portal) para que as pessoas certas tenham acesso.

Recursos:

  • Fluxos de trabalho personalizáveis
  • Portais totalmente personalizáveis
  • Trilhas de auditoria completas
  • Gerenciamento seguro de documentos
  • Segurança de dados
  • Pagamentos de clientes
  • Opções de autoatendimento
  • Assinatura de várias partes

Preços:

  • Starter: US$ 25 por usuário da empresa/mês
  • Small: US$ 87 por mês (3 usuários da empresa + US$ 29 por usuário adicional)
  • Business: US$ 198 por mês (6 usuários da empresa + US$ 33 por usuário adicional)

Teste grátis: 7 dias

7. SupportBee

SupportBee

Além de seu sistema de trabalho com tickets simples e intuitivo, o SupportBee oferece soluções de portal do cliente para equipes pequenas. O portal do cliente da empresa permite que os clientes enviem novas solicitações de suporte e verifiquem as solicitações anteriores. Como os clientes têm uma visão do histórico de suas conversas, eles podem conferir problemas, consultas e resoluções anteriores, para que possam resolver qualquer problema recorrente.

O software seguro do portal do cliente SupportBee também é único na forma como lida com os logins dos clientes. Em vez de exigir que os clientes se lembrem de nomes de usuário e senhas, os agentes podem enviar links privados que os clientes podem usar para acessar o portal. Esse método de login inovador elimina a necessidade de lembrar outro conjunto de credenciais e acrescenta uma camada de segurança.

Recursos:

  • Personalização de portal
  • Mapeamento de domínio
  • Links de portais privados compartilháveis
  • Compartilhamento seguro de arquivos
  • Faturamento
  • Base de conhecimento de autoatendimento
  • Gerenciamento de tickets

Preços:

  • Startup: US$ 15 por usuário/mês
  • Enterprise: US$ 20 por usuário/mês

Teste grátis: 14 dias

8. Clinked

Clinked

Projetado para vários setores, o Clinked oferece um portal seguro para clientes que ajuda a consolidar a comunicação entre clientes e equipes internas. Embora o Clinked não ofereça o rastreamento de tickets de forma nativa, os clientes podem abrir solicitações de serviço no portal, e ele é totalmente personalizável.

O Clinked é uma boa opção se você busca um portal voltado para a colaboração em projetos. Com chat em tempo real e ferramentas de colaboração de documentos, é uma ótima opção para o gerenciamento centralizado de tarefas.

Recursos:

  • Portais de marca
  • Compartilhamento de arquivos em tempo real
  • Ferramentas de colaboração em documentos
  • Gerenciamento seguro de documentos
  • Chat em tempo real
  • Aplicativo móvel

Preços:

  • Lite: US$ 99 por mês
  • Standard: US$ 249 por mês
  • Premium: US$ 495 por mês
  • Enterprise: US$ 995 por mês

Teste grátis: 10 dias

9. AzureDesk

AzureDesk

O AzureDesk é uma solução robusta de software de central de suporte que inclui portais de autoatendimento para clientes, encaminhamento de tickets, gerenciamento de bases de conhecimento e conversão de e-mail em tickets. Depois de se registrar no AzureDesk, você terá um portal de administração em que poderá adicionar perguntas frequentes, artigos da base de conhecimento e muito mais ao seu portal de suporte ao cliente.

Usando um portal do AzureDesk, seus clientes podem pesquisar facilmente sua base de conhecimento, procurar e fazer novas solicitações. Ele também é personalizável, assim, você pode dar ao seu portal do cliente on-line a aparência da sua marca.

Recursos:

  • Mapeamento de domínio
  • Personalização da marca
  • Perguntas frequentes
  • API
  • Gerenciamento seguro de arquivos
  • Pagamentos
  • Gerenciamento de bases de conhecimento
  • Encaminhamento de tickets
  • Fóruns da comunidade

Preços:

  • Plus: US$ 50 por agente/mês

Teste grátis: 14 dias

10. Kahootz

Kahootz

O portal do cliente on-line do Kahootz é um hub de comunicação centralizado e seguro que permite que os clientes gerenciem suas contas e colaborem com as empresas. Esse software intuitivo e poderoso do portal do cliente fornece alto nível de segurança para dados confidenciais e oferece transparência aos clientes sobre a atividade de suas contas.

O software do portal do cliente do Kahootz inclui fóruns, gerenciamento de documentos, pesquisas, criação de conteúdo e muito mais. As empresas também podem carregar conteúdo de mídia avançada, como vídeos e artigos de blog, para ajudar os clientes com perguntas comuns. O fórum de discussão permite que você se conecte com os clientes e forneça soluções ou insights úteis.

Recursos:

  • Personalização de portal
  • Pesquisas com clientes
  • Fóruns
  • Compartilhamento seguro de dados e gerenciamento de arquivos
  • Gerenciamento de conteúdo
  • Ferramentas de colaboração em documentos
  • Faturamento

Preços:

  • Iniciador: £ 5,5 por usuário/mês
  • Profissional: £ 11,55 por usuário/mês
  • Enterprise: £ 10,97 por usuário/mês

Teste grátis: 30 dias

11. Onehub

Onehub

O Onehub é uma sala de dados virtual que melhora a forma como as empresas interagem com os clientes e facilita a colaboração entre colegas de trabalho. Com o compartilhamento seguro de dados on-line, as equipes podem trocar até mesmo as informações mais confidenciais e definir permissões de acesso rotulando os usuários com diferentes funções (como administrador, criador e visualizador).

Você também pode personalizar o portal do cliente de acordo com a marca da sua empresa. Com os recursos de armazenamento em nuvem e o upload do tipo arrastar e soltar, a movimentação de informações é um processo rápido e fácil que pode ser feito com segurança de qualquer lugar. A criptografia de nível bancário, juntamente com permissões baseadas em funções, tempos limite de sessão e autenticação de dois fatores, mantém os dados seguros.

Recursos:

  • Gerenciamento de comunicação
  • Monitoramento de atividades de emprego
  • Visualizador de arquivos seguro
  • Controle de versão
  • Discussões/fóruns
  • Acesso off-line
  • Classificação de documentos
  • Pesquisa de texto completo

Preços:

  • Padrão: US$ 15 por usuário/mês
  • Advanced: US$ 25 por usuário/mês
  • Data Room Edition: US$ 300 por mês
  • Unlimited Edition: US$ 500 por mês

Teste grátis: 14 dias

12. Nimbus Portals

Nimbus Portals

O Nimbus Portals permite que clientes e agentes mantenham as informações organizadas e colaborem em um só lugar. Ele permite que você crie uma experiência de marca confiável com chats personalizáveis e integrados que ajudam a melhorar a comunicação. Também coleta dados e processa feedback para que você possa reunir insights valiosos e prestar suporte mais personalizado.

Há várias opções de integração, para que você possa incorporar ferramentas de produtividade às suas soluções de portal do cliente. Essas opções incluem o Nimbus Clipper para organização, o Nimbus Clarity para otimizar a comunicação e o Nimbus Note para criar bancos de dados, listas e muito mais. Você pode convidar clientes para o seu portal, enviar vídeos ou capturas de tela, criar contas de convidados e definir o acesso ao local de trabalho com apenas alguns cliques. Há também opções gratuitas de portal do cliente com recursos limitados.

Recursos:

  • Controles de acesso e permissões
  • Gerenciamento de documentos
  • Notas de reunião
  • Acesso móvel
  • Edição em tempo real
  • Lista de tarefas
  • Controle de versão
  • Notas de gerenciamento

Preços:

  • Free: US$ 0 por usuário/mês
  • Pro: US$ 8 por usuário/mês
  • Business: US$ 10 por usuário/mês

Plano grátis: Disponível (1-20 usuários)

Teste grátis: 14 dias

13. Accelo

Accelo

O Accelo é uma plataforma de gerenciamento de trabalho do cliente baseada em nuvem com um recurso de portal do cliente de alta qualidade. Incentive a autossuficiência do cliente convidando-o para o seu portal e concedendo-lhe acesso on-line a todos os seus dados relevantes, inclusive informações da conta, solicitações, cotações, faturas, retenções e muito mais.

Com acesso sob demanda e 24 horas por dia, sete dias por semana às principais informações, os clientes e outras partes interessadas podem acompanhar os projetos em tempo real, enviar solicitações e analisar documentos. Os clientes também podem visualizar e gerenciar seus próprios documentos e serviços de suporte conforme sua conveniência.

Recursos:

  • Módulo de desconexão
  • Permissões de portal
  • Personalização
  • Faturamento on-line
  • Acesso ao portal do cliente 24 horas por dia, sete dias por semana

Preços:

  • Plus: US$ 30 por produto/usuário/mês
  • Premium: US$ 49 por produto/usuário/mês

Teste grátis: 14 dias

14. MangoApps

MangoApps

O MangoApps é um hub digital para comunicação e colaboração. O portal de atendimento ao cliente ajuda a garantir que os funcionários possam sempre acessar as informações de que precisam para acompanhar os projetos até a conclusão e fornecer suporte de primeira linha aos clientes. Com segurança de nível empresarial, o MangoApps promete que até mesmo as informações mais confidenciais circulem sem riscos.

Personalize o painel baseado em widgets do portal do cliente na Web para corresponder à aparência de sua marca. Graças a uma interface moderna modelada com base nas plataformas de mídia social mais usadas, os usuários podem interagir por meio de emojis, comentários e grupos. Além disso, com o uso de relatórios e análises unificados, você pode rastrear e monitorar a atividade para obter visibilidade total de como as pessoas usam a plataforma.

Recursos:

  • Sistema de gerenciamento de aprendizado
  • Formulários interativos e planilhas de rastreamento
  • Fluxos de trabalho personalizados
  • Pesquisas e enquetes
  • Diretório de funcionários

Preços:

  • Entre em contato com a equipe de vendas

Teste grátis: 14 dias

Saiba mais sobre a integração do MangoApps com o Zendesk.

15. Moxo

Moxo

O Moxo é um centro de interação com o cliente que ajuda a simplificar a forma como você se comunica e compartilha informações com seus clientes. Desde a garantia de pedidos de compra até a abertura de contas, o Moxo facilita interações perfeitas que aumentam a satisfação do cliente.

Incorpore o portal do cliente diretamente em seu site ou configure seu aplicativo de marca própria para dispositivos móveis. Os recursos integrados de fluxo de trabalho incluem mensagens seguras, salas de dados virtuais, reuniões por vídeo, assinaturas digitais e muito mais. O Moxo também usa Webhooks para garantir que o portal do cliente se integre à sua pilha de tecnologia existente.

Recursos:

  • Painel de atividades personalizável
  • Relatórios/análises
  • Gerenciamento de modelos
  • Fluxos de trabalho centrados no cliente
  • Destaque e anotações visuais

Preços:

  • Starter: US$ 100 por mês (até 10 usuários)
  • Business: US$ 480 por mês (até 40 usuários)
  • Avançado: Pacotes personalizados disponíveis

Teste grátis: Não disponível

Quais são os benefícios do software de portal do cliente?

Benefits of client portal

Embora o e-mail tenha sido uma ferramenta de divulgação eficaz por muito tempo, não oferece todas as opções de suporte que os clientes preferem atualmente. Eles querem acesso rápido a itens como atualizações de status de tickets de atendimento ao cliente em aberto e querem poder criar um novo ticket ou atualizar as informações da conta. Os clientes que precisam dessas informações são forçados a entrar em contato com a empresa. Isso acaba preenchendo a fila de suporte com tickets desnecessários e afastando os executivos de contas e os representantes de atendimento ao cliente de problemas mais complexos.

Agora, muitas empresas usam portais de clientes para colocar o poder nas mãos dos clientes. Com um portal do cliente, os clientes podem fazer login sempre que desejam e ter acesso a tudo de que precisam, sem ter que entrar em contato com a empresa.

Vamos detalhar alguns dos principais benefícios das soluções de portal do cliente.

Fornecer suporte sob demanda 24 horas por dia, sete dias por semana

Os clientes esperam um atendimento ao cliente de alta qualidade no momento em que o solicitam, especialmente se estão tendo um problema com seu produto ou serviço. Em nosso Relatório de Tendências de CX, 64% dos consumidores disseram que gastariam mais com empresas que lhes permitissem resolver problemas no canal que já estão usando.

Com um portal do cliente bem implementado, você evita que os clientes fiquem esperando a resposta de um de seus agentes. Em vez disso, você pode oferecer informações sob demanda para que eles possam encontrar aquilo de que precisam no momento adequado, inclusive após o expediente ou nos fins de semana, quando os agentes não estão disponíveis.

Exemplo: Um cliente perdeu sua senha após o expediente e não sabe como recuperá-la. Quando ele envia um ticket por meio do formulário de ticket no portal, um chatbot sugere um artigo relevante da central de ajuda. Ele segue as etapas para recuperar a senha por conta própria, imediatamente. Não há necessidade de esperar até o dia seguinte para obter uma resposta.

Aumentar a eficiência e reduzir os custos desviando as perguntas frequentes e as tarefas simples

Os melhores portais de clientes permitem que os clientes realizem tarefas simples por conta própria, como visualizar o status dos tickets, atualizar informações pessoais ou encontrar artigos de ajuda. Essas opções de autoatendimento eliminam a necessidade de o cliente entrar em contato com um agente para obter ajuda, desviando os tickets da fila.

Desviar essas perguntas comuns significa menos tickets na fila. Isso libera os agentes para lidar com questões mais complexas, em vez de se concentrarem em tarefas repetitivas e demoradas que diminuem sua eficiência.

Isso ajuda a reduzir os custos de três maneiras:

  1. Evita a contratação de agentes extras para ajudar a gerenciar a fila de tickets sobrecarregada
  2. Reduz o risco de rotatividade dispendiosa de funcionários devido ao esgotamento dos agentes
  3. Presta suporte fora do horário comercial, evitando que a empresa pague equipes para estarem disponíveis 24 horas por dia

Exemplo: Um cliente quer saber quando pode esperar que seu pacote chegue, depois de excluir acidentalmente um e-mail de confirmação de envio. Ao fazer login no portal do cliente, ele pode encontrar rapidamente suas compras e os números de rastreamento, sem precisar entrar em contato com o suporte ao cliente.

Aprimorar as opções de colaboração com conteúdo de mídia avançada

Os melhores portais de clientes criam uma experiência de suporte on-line abrangente. Em vez de depender de limites de dados de e-mail ou de mensagens, com um portal do cliente, você pode colaborar com tipos de mídia mais valiosos.

O upload de vídeos de streaming ou álbuns com fotos de alta resolução permite uma experiência mais interativa. Além disso, você pode centralizar outras interações com os clientes, como rastreamento de tickets, faturamento, mensagens e muito mais.

Exemplo: Um cliente recebe a entrega de um kit de refeição e percebe que um dos recipientes de alimentos está danificado. No portal do cliente, ele envia um ticket relatando o problema e carrega vários vídeos e fotos que detalham os danos.

Crie experiências do cliente mais personalizadas

Um portal do cliente permite que as empresas ofereçam experiências de suporte mais personalizadas. O conteúdo personalizado simplifica a experiência, permitindo que os clientes encontrem o que estão procurando ou resolvam um problema mais rapidamente. Com conteúdo e mensagens personalizadas, você pode:

  • Fornecer artigos da central de ajuda relevantes para um produto específico de sua marca
  • Permitir que os clientes curtam, sigam e comentem as postagens da central de ajuda
  • Exibir o histórico de solicitações de suporte do cliente e seus status

Como você já está coletando dados de clientes sobre suas necessidades, preferências e hábitos de compra, pode usar esses insights para fazer sugestões ou recomendações de outros produtos nos quais eles possam estar interessados.

Exemplo: Um cliente tem um histórico de comprar o smartphone mais recente na data de lançamento. Quando o cliente faz login no portal do cliente, ele é recebido com artigos da central de ajuda sobre dicas e truques para o produto e vídeos de instruções para ajudar a resolver problemas comuns que outros clientes possam estar enfrentando.

Como criar um portal do cliente

Para criar portais de atendimento ao cliente, é necessário ter o software certo. Muitas plataformas de software de atendimento ao cliente incluem recursos para a criação de um portal do cliente, e cada uma delas terá seu próprio processo para criar um portal adequado à sua marca.

A primeira etapa será personalizar o portal do cliente com o logotipo e o estilo de marca da sua empresa. Qualquer que seja o programa de software que você decida usar, ele o orientará nas etapas de configuração e personalização do portal. Porém, mantenha a simplicidade: sobrecarregar o portal do cliente com imagens e materiais de marca sobrecarregará seus clientes. Em primeiro lugar, o portal do cliente deve facilitar a pesquisa e a navegação.

Depois de personalizar o portal do cliente e ativar o envio de tickets e as opções de chat em tempo real, a etapa final será integrar o portal ao seu site para que seja fácil encontrá-lo. Você pode fazer isso colocando um link ou um widget em seu site que direcione os clientes para o portal.

Quais recursos um portal do cliente deve incluir?

Há vários recursos de alto nível que você encontrará na maioria dos portais de clientes modernos. Aqui estão seis recursos comuns que devem ser procurados e avaliados.

Personalização do tema

O software do portal do cliente deve permitir que você mapeie o portal para o seu domínio e controle o design do próprio portal para que ele se alinhe com a aparência da marca da sua empresa. O software de portal personalizável permite que você ofereça opções de autoatendimento sem prejudicar a estética da sua marca.

A personalização do tema permite que você use as cores da sua marca e insira seu logotipo para deixar claro para os clientes que sua empresa gerencia o portal. Além disso, cria uma experiência mais coesa para o cliente.

Relatórios e análise

Relatórios e análises fornecem insights valiosos no portal do cliente para ajudar você a entender melhor seus clientes. A melhor solução de geração de relatórios deve integrar dados de em todos os canais, inclusive dados coletados no portal do cliente, para que você possa:

  • Saber como os clientes interagem com sua marca
  • Entender os pontos problemáticos dos clientes em relação a seus produtos e serviços
  • Identificar áreas para aprimoramento
  • Reconhecer do que os clientes gostam em sua marca
  • Monitorar o desempenho da equipe

Os relatórios incorporados podem fornecer um ciclo de feedback do cliente que identifica lacunas em seu conteúdo com base no que os clientes estão pesquisando. Isso permite que você atualize continuamente seu conteúdo para atender melhor aos seus clientes.

Opções de single sign-on e permissões de visualização de artigos

As opções de single sign-on permitem autenticar usuários com um único conjunto de credenciais em vários recursos do seu site, de forma transparente e segura. Esse processo de autenticação dá aos usuários acesso ao site do portal do cliente e permissão para visualizar artigos restritos ou documentos internos que possam conter dados pessoais.

Você pode definir as permissões de visualização com as seguintes opções:

  • Visível para todos: Qualquer pessoa pode visualizar o conteúdo, e não é necessária a verificação de login no site do portal do cliente.
  • Usuários conectados: Usuários internos e externos que tenham uma conta e façam login na central de ajuda podem visualizar o conteúdo.
  • Agentes e administradores: Somente membros da equipe interna podem visualizar o conteúdo.
  • Segmento de usuários personalizado: Segmentos de usuários personalizados determinam o acesso de visualização com base em tags, organizações ou grupos.

Base de conhecimento e fórum da comunidade

Os portais de clientes para suporte ao cliente devem orientar os usuários para as informações de que precisam sem muito esforço. Opções de autoatendimento, como bases de conhecimento e fóruns da comunidade, podem ser incorporadas ao seu portal e fornecer uma grande quantidade de informações aos clientes. Essas opções reduzem o volume de tickets de suporte e ajudam os agentes a gerenciar melhor as solicitações de suporte.

Uma base de conhecimento permite que sua equipe de especialistas atualize continuamente as informações para artigos da central de ajuda e respostas do chatbot. Um fórum da comunidade cria um espaço colaborativo para que clientes e agentes se conectem por meio de conversas, perguntas, truques e muito mais.

Sistema de trabalho com tickets

Quando os clientes não conseguem resolver o problema com as opções de autoajuda, eles podem precisar criar um ticket a ser resolvido pela equipe de suporte. Um sistema de trabalho com tickets que esteja conectado ao portal do cliente permite aos clientes:

  • Rastrear um ticket existente
  • Atualizar o status de um ticket existente
  • Enviar uma nova solicitação de ticket

IA

As opções de IA e automação podem ajudar você a resolver problemas no portal do cliente, oferecendo opções de autoatendimento. A integração de IA conversacional e chatbots com o formulário de ticket do seu portal do cliente, e-mail ou outros canais de comunicação permite a você:

  • Fornecer respostas às perguntas frequentes
  • Encontre artigos da central de ajuda
  • Sugerir fóruns relevantes da comunidade

Isso pode ajudar a desviar os clientes com perguntas comuns e reduzir o número de tickets de suporte.

Como escolher o portal de suporte certo para sua empresa

Os portais de suporte variam muito. Você deve escolher o mais adequado às suas necessidades específicas. Por exemplo, o portal do cliente para um provedor de tecnologia B2B será muito diferente do portal necessário para uma empresa de comércio eletrônico.

Ao avaliar qualquer software de portal do cliente, considere o seguinte:


Dar aos clientes aquilo de que precisam

O portal do cliente é a plataforma de lançamento da jornada do cliente. Portanto, o software de portal do cliente desempenha um papel fundamental para fornecer experiências memoráveis ao cliente durante toda essa jornada. Uma solução de software de atendimento ao cliente dimensionável e fácil de usar pode ajudar a criar e gerenciar seu portal, para que você preste suporte excelente e consistente.

Demonstração gratuita do software do portal do cliente

O Zendesk oferece aos seus clientes acesso a tudo de que eles precisam em um único local organizado. Nossa central de ajuda, incluindo um portal do cliente e outras opções de autoatendimento, permite que os clientes visualizem todo o histórico de suporte, mantenham-se atualizados sobre o andamento dos tickets abertos e encontrem respostas para suas perguntas. Comece hoje mesmo a capacitar seus clientes com o software de portal do cliente certo.

Quer conferir o software de portal do cliente?